Beleza > Especial Casamento

Veja cuidados ao escolher arranjos de flores para casamento

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

A escolha dos arranjos de flores para casamento não é uma tarefa simples. Eles precisam harmonizar com a decoração, ao mesmo tempo que não podem ser chamativos em excesso. Com algumas dicas, fica muito mais fácil optar por aquilo que combina com o gosto e o bolso dos noivos.

 

As flores não são apenas enfeites na decoração do casamento. De acordo com um estudo comportamental conduzido pela Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, a presença das plantas em um ambiente interno (arranjos) ou externo (jardins) estimula emoções boas, aumenta a sensação de satisfação com a vida e afeta positivamente o comportamento social.

arranjos de flores para casamento

Os arranjos feitos com flores podem deixar a festa de casamento mais acolhedora. Foto: iStock, Getty Images

As reações observadas na pesquisa se mostraram positivas em todos os participantes, independente da faixa etária. Os pesquisadores também observaram mudanças a longo prazo, identificando o poder das flores em diminuir depressão, ansiedade e agitação.

 

Arranjos de flores para casamento: cores e efeitos

A escolha da composição dos arranjos de flores para o casamento depende muito do gosto dos noivos e qual o clima da festa. Animação, romantismo, delicadeza, amor e muitas outras emoções podem ser transmitidas através da decoração e dos ornamentos escolhidos.

 

Mas antes mesmo de pensar em quais flores usar, é interessante optar por uma cartela de cores. Cada tom é capaz de transmitir diferentes mensagens que mexem com o inconsciente dos convidados delicadamente.

 

1. Branco e marfim

arranjos de flores para casamento

Arranjos de flores brancas deixam a festa com um clima de conforto para os convidados. Foto: Shutterstock

Branco e marfim são cores tradicionais, que representam pureza, inocência e perfeição. Arranjos de flores para casamento que optam por esses tons criam um clima de paz e conforto e combinam muito bem com a ocasião.

 

2. Vermelho

arranjos de flores para casamento

Flores com tonalidades avermelhadas transparecem paixão e emoção para a cerimônia. Foto: Shutterstock

Arranjos de flores para casamento com tons de vermelho exaltam paixão, energia e emoção. Nuances mais quentes criam uma ambientação estimulante, ideal para festas com muitas atrações. Tons mais escuros são mais elegantes e sofisticados.

 

3. Laranja

arranjos de flores para casamento

Decoração de casamento com flores alaranjadas deixam a cerimônia mais vibrante e amigável. Foto: Shutterstock

Laranja cria um ambiente social amigável, ideal para muita diversão entre os convidados. Quem não gosta de uma cor tão vibrante pode encontrar os mesmos efeitos em tons mais claros, como pêssego e abricó.

 

4. Amarelo

arranjos de flores para casamento

Flores amarelas usadas em arranjos trazem alegria para o ambiente da festa de casamento. Foto: Shutterstock

Arranjos de flores para festa de casamento com tons de amarelo trazem alegria e luz para a ocasião. Essas nuances vibrantes criam um ambiente acolhedor. Se você gosta da cor, opte pela mais pura e deixe de lado as versões mais claras e escuras, que não trazem sensações tão agradáveis.

 

5. Azul

arranjos de flores para casamento

Os arranjos de flores com tons azulados exaltam tranquilidade para a cerimônia especial. Foto: Shutterstock

Variados tons de azul, violeta e lilás são cores frias, que exaltam um humor mais calmo, refinado e tranquilo. O azul esverdeado pode ser bastante energizante e o roxo inspira criatividade.

 

6. Rosa

arranjos de flores para casamento

As flores com tons de rosa usadas em arranjos criam um clima de amor e compreensão. Foto: Shutterstock

Por último, arranjos de flores para casamento com tons de rosa estão relacionados a compreensão e amor, criando um clima receptivo. A cor exalta a paixão do vermelho, mas de maneira muito mais sutil e acolhedora.

 

Arranjos de flores para casamento: combinações

Arranjos de flores podem ser simples ou sofisticados e misturar várias plantas ou apenas uma ou duas. Depois de optar pelos tons, é preciso saber qual a floração na época do casamento para ter um visual mais bonito e natural.

 

Raramente um arranjo tem apenas um tipo de flor. Quem gosta de sofisticação pode optar por arranjos monocromáticos com variadas plantas. A mistura de muitas cores também não é recomendada: duas ou três no máximo.

 

Para dar destaque às flores, opte por suportes ou cachepôs discretos e minimalistas. Quando bem pensados, os arranjos de flores para casamento fazem toda a diferença na decoração e criam um ambiente ideal para celebrar a união.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!