Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da semente de abacate na alimentação

Por Redação Doutíssima 22/08/2015

Talvez você não saiba, mas a semente de abacate é tão rica em nutrientes quanto a própria fruta. Usada na culinária da América Central, a parte não precisa ser descartada e pode até ajudar na conservação de preparos saborosos.

Conheça os benefícios da semente de abacate

Segundo a nutricionista Cassia de Marcos, a semente de abacate possui praticamente os mesmos benefícios nutricionais da fruta. Porém, seu gosto é bem forte. Ela comenta que essa parte costuma ser usada ralada em receitas na América Central.

semente de abacate

A semente é uma parte do abacate rica em gorduras boas para a saúde do organismo . Foto: iStock, Getty Images

A semente e a fruta são ricas em gorduras monoinsaturadas, que fazem bem e devem estar presentes na alimentação diária. “Elas são excelentes para a saúde do coração por previnem o acúmulo de LDL (colesterol considerado ruim)”, diz a nutricionista.

A fruta e a semente de abacate ainda contêm vitaminas A, C, E, B3 e B6, além de magnésio, potássio, glutationa e luteína. “Alguns estudos relacionam o consumo do abacate à perda de peso, pois o ácido oleico (mesma gordura boa presente no azeite extra-virgem de oliva) aumenta a sensação de saciedade e mantém a fome sob controle”, adiciona a especialista.

Esse fruto ainda tem uma função estética. Segundo Cassia, o alimento tem grande ação anti-inflamatória, que o torna um excelente aliado no tratamento da acne, celulite e doenças cardiovasculares.

Além de todos esses benefícios, a semente de abacate e o fruto são ricos em beta-sitosterol, que ajuda a reduzir a ansiedade e controlar o estresse.

Como consumir abacate no dia a dia

Cassia ensina que o abacate deve ser consumido cru, pois se torna amargo quando cozido. “Pode ser consumido em preparações doces ou salgadas, podendo fazer parte de qualquer refeição”, informa a especialista.

Sobre as quantidades, ela avisa que é complicado dosar quando cada pessoa tem necessidades nutricionais deferentes. A recomendação dela é ter cautela e não exagerar.  

Receita de guacamole com semente de abacate

Ingredientes:

– 1 abacate médio

– 2 dentes de alho amassados

– 2 tomates picados em cubos pequenos, sem pele e sem sementes

– 1/2 cebola roxa picada

– Cebolinha verde picada

– 1 pimenta dedo-de-moça média

– 4 colheres de sopa de suco de limão

– 2 colheres de sopa de Azeite de oliva

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Pique o tomate em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedacinhos.

Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Misture o tomate, a pimenta, o alho, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva em seguida.

Caso não sirva a receita imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com a semente de abacate, que deve ser lavada e seca com toalha de papel.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!