Dieta > Exercícios

Cinta pós-parto: saiba se o uso desse acessório é indicado

Por Redação Doutíssima 25/08/2015

As mulheres sofrem alguma pressão para voltar à antiga forma logo após o nascimento do bebê, e por isso a cinta pós-parto se tornou uma grande aliada delas. A atriz americana Jessica Alba, por exemplo, admitiu o uso de cintas para recuperar a boa forma após o nascimento das filhas. Ela usou dois acessórios, dia e noite, durante três meses.

 

Muitas marcas oferecem cintas de apoio pós-parto e até mesmo com diversas cores e modelos. Elas não são iguais àquelas que sua avó costumava utilizar – grandes e volumosas e que fariam você se sentir desconfortável.

cinta pos-parto

Cinta indicada para usar depois da gravidez pode ajudar a minimizar o inchaço . Foto: iStock, Getty Images

Hoje, a cinta pós-parto é projetada para ser fácil de usar, com materiais elásticos que não vão lhe causar irritação, e também é discreta. Mas será que ela é realmente eficaz?

 

Por que usar uma cinta pós-parto?

A cinta pós-parto comprime estômago e útero para ajudar o abdômen a voltar ao seu tamanho original. Esse método tem sido usado por muitos anos em várias partes do mundo. Durante a gravidez, a área abdominal tem uma significativa expansão, o que faz com que os músculos estiquem e se tornem flácidos, contribuindo para a dor lombar.

 

Ao longo da gestação, o corpo cria um hormônio conhecido como relaxina. Ele ajuda a relaxar o tecido conjuntivo na caixa torácica e na pelve, permitindo que a mulher passe pelo período da gravidez e dê à luz. Nesse momento, os quadris e as costelas também ficam mais amplos.

 

Depois do nascimento, esses músculos levam tempo para voltar ao normal. A grande finalidade da cinta pós-parto é justamente fornecer um apoio suplementar ao tronco no período posterior à gravidez, permitindo que ela faça o trabalho dos músculos e alivie um pouco a dor lombar resultante.

 

Além disso, alguns médicos aconselham mulheres que passaram por um parto cesariana a usar uma cinta de compressão pós-parto. Esse acessório ajuda a manter a incisão protegida, bem como consegue dar o apoio necessário aos músculos abdominais depois do nascimento.

 

Vale dizer que não há evidência clínica para apoiar as suposições de que a cinta pós-parto pode combater a flacidez da barriga. Ela conseguem suavizar bastante o inchaço pós-gravidez, mas dificilmente conseguirá fazer você perder peso.

Para isso, a melhor maneira é manter uma dieta saudável, baixa em gorduras saturadas e rica em fibras, e fazer exercício físico regularmente. Lembre-se, porém, que o ideal é perder peso gradualmente.

 

A cinta pós-parto é segura?

Em geral, não há efeitos colaterais relacionados ao uso da cinta, sendo que ela é recomendada por muitos obstetras. Porém, alguns especialistas afirmam que é possível ter problemas de digestão, incontinência por esforço e enfraquecimento de alguns músculos.

 

Vestir uma cinta muito apertada e fazer exercícios extenuantes nos primeiros seis meses após a gravidez também é capaz de aumentar o risco de problemas urinários, bem como de formação de coágulos e pressão arterial baixa.

Se você tem dúvidas se deve usar esse cinto ou não, é melhor conversar com o seu médico e ver qual é sua opinião profissional. Ele poderá avaliar se o uso da cinta é eficaz no seu caso, e também esclarecer eventuais dúvidas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!