Pele

Creme bronzeador: confira dicas para evitar manchas na pele

Por Redação Doutíssima 25/08/2015

Para ficar com uma pele mais morena, a longa exposição ao sol era uma alternativa antigamente. No entanto, hoje essa prática é condenada por médicos e dermatologistas e a melhor solução para ter a cor do verão pode ser o creme bronzeador.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso desse tipo de produto é seguro, porque ele não provoca o mesmo efeito na pele que o sol ou a câmara de bronzeamento. O creme bronzeador produz uma oxidação da camada superficial da pele, deixando ela temporariamente mais escura.

creme bronzeador

O creme para deixar a pele bronzeada e sem manchas é um produto considerado seguro. Foto: Shutterstock

 

Por que optar pelo creme bronzeador?

Ficar exposto ao sol é necessário para o bom funcionamento do organismo e para a saúde. Ao entrar em contato com essa luz natural, o corpo produz vitamina D, que não é facilmente encontrada nos alimentos e que é essencial para o sistema imunológico.

O problema é que a exposição solar em excesso danifica o maior órgão do corpo humano: a pele. Além de causar o envelhecimento precoce, os raios do sol também causam câncer.

Para evitar os efeitos nocivos dos raios UV, a recomendação é não expor a pele ao sol entre as 10h e as 16h. Se não for possível evitar, é preciso usar protetor solar com fator igual ou maior que 30 em todas as áreas expostas e reaplicar o produto a cada duas horas.

Como usar o creme bronzeador

O creme bronzeador pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Hoje em dia, as fórmulas ajudam a evitar as manchas e a dar um resultado final mais uniforme.

Existem basicamente três tipos de autobronzeador: em creme, que pode ser mais ou menos fluído, em spray, que é muito prático, e em lenços, que são excelentes para o rosto.

Depois de escolher o tipo que você prefere e o nível do bronzeado que o produto confere, tome banho e depile as pernas como de costume. Os pelos, mesmo que curtos, podem atrapalhar na aplicação. Se você faz outro tipo de depilação ou tratamento estético, faça antes para evitar que os produtos usados removam o bronzeador.

Um ou dois dias antes de aplicar o creme bronzeador, faça uma esfoliação em todo o corpo, principalmente nas áreas mais secas como cotovelos, joelhos e calcanhares. Após, aplique um creme hidratante que não contenha óleo para não prejudicar a absorção do produto para deixar a pele morena.

Pele limpa e pronta para o creme bronzeador? Então seque bem todo o corpo para que os pingos de água não diluam o produto na hora de aplicar. Comece passando o bronzeador de baixo para cima e lembre-se de espalhar bem nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pescoço, áreas com maior tendência a ficarem manchadas.

No rosto, pegue leve. Geralmente as partes mais bronzeadas são a ponta do nariz, o queixo, a testa e o alto das maçãs do rosto. Aplique o creme gentilmente nessas áreas e vá espalhando levemente para as outras. Não passe nada de produto acima do lábio superior e ao redor do nariz.

Depois de tudo aplicado, seja rápida e lave muito bem as mãos. E também fique longe das roupas. Se o produto recomenda esperar dez minutos para se vestir após a aplicação, espere um pouquinho mais só para garantir. Por último, aplique talco de bebê pelo corpo todo para impedir que o creme manche as roupas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!