Dieta

Sopas para emagrecer: aposte em opções ricas em fibras

Por Redação Doutíssima 25/08/2015

Quando chega o inverno, é hora de mudar a dieta. As sopas para emagrecer, saudáveis e quentinhas para aguentar os dias mais frios do ano, são uma ótima alternativa.

 

Além disso, escolhendo os ingredientes certos, é possível turbinar as receitas com mais nutrientes e fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e contribuem muito para quem deseja perder peso.

sopas para emagrecer

Incluir lentilha e cenoura nas sopas é uma forma de adicionar fibras à receita. Foto: iStock, Getty Images

 

Aposte nas fibras

Muitas receitas de sopas para emagrecer disponíveis são muito leves, com poucos ingredientes e calorias. Porém, nem sempre elas são as melhores opções, já que muitas vezes são pobres em fibras. As fibras contribuem para a saciedade e também para o bom funcionamento de todo o sistema digestivo.

 

“É importante que a ingestão de fibras em quantidade adequada seja mantida o ano todo, inclusive no inverno, estação em que a maioria das pessoas tem a tendência a deixá-las um pouco de lado, por ter menos vontade de ingerir frutas e verduras”, explica Melina Aniquini, nutricionista.

 

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que aumentar o consumo de fibras pode ser uma mudança simples para ajudar com a perda de peso e impulsionar outras áreas da saúde.

 

Conforme uma outra pesquisa, realizada pela Universidade de Kentucky, também dos Estados Unidos e publicada na revista Nutrition Reviews, as pessoas que têm consumo elevado de fibras alimentares parecem estar menos propensas a desenvolver doença coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes, obesidade e certos problemas gastrointestinais.

 

Como preparar sopas para emagrecer com fibras

Se você deseja perder peso, o segredo está em combinar ingredientes que são capazes de manter o organismo saciado por muito mais tempo e que possuam poucas calorias. Para preparar sopas para emagrecer com esses requisitos, é preciso ter muito cuidado na escolha dos ingredientes.

 

Alguns alimentos como feijão, lentilha, brócolis, batata doce e tomate são ótimas alternativas para serem incluídas nas sopas para emagrecer. Em geral, quanto mais escura a cor dos vegetais, maior o teor de fibra.

Cenoura e beterraba também são ricos em fibras. A couve e a acelga têm quatro gramas de fibra por xícara. Sementes como chia e linhaça também possuem alto teor desse nutriente, e por isso é uma ótima ideia inclui-las em suas receitas de sopas para emagrecer.

 

É possível usar sopas cheias de fibras para substituir o jantar, que pede uma refeição mais leve. Preparando-as com esses ingredientes poderosos em fibras alimentares, você vai se sentir mais satisfeita e nem vai perceber que está de dieta: apenas verá os números diminuindo na balança.

 

Receita de sopa vegetariana rica em fibras

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 1 cebola média picada

– 3 talos de aipo, cortados em tiras compridas

– 1 pimentão picado

– 1 litro de água

– 2 tomates, sem casca, picados

– 3 batatas médias, cortadas em pedaços grandes

– Temperos a gosto: sal, pimenta, manjericão, louro etc.

 

Modo de preparo:

 

Refogue a cebola, o aipo e os pimentões no azeite ou no óleo. Acrescente a água, os ingredientes restantes e os temperos de sua preferência. Cozinhe até eles ficarem bem macios.

 

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