Dieta

Dieta para engordar: confira o que fazer para ganhar peso

Por Redação Doutíssima 28/08/2015

Pode parecer difícil de acreditar, mas existem pessoas que precisam ganhar peso, ao contrário de muitas que vivem lutando para diminuir os números na balança. Os motivos que justificam uma dieta para engordar podem variar desde o emagrecimento por causa de alguma doença ou mesmo por causa da constituição física. O mais importante é que a saúde seja mantida.

 

Por isso, a orientação de um profissional da saúde, como nutricionista ou nutrólogo, é essencial. Segundo a nutricionista Liliana Gross, primeiro se avalia o paciente. Pode ser avaliação antropométrica por medição de dobras, por bioimpedância ou pelo Índice de Massa Corporal (IMC).

dieta para engordar

Antes de fazer uma dieta para ganhar peso, é preciso consultar um nutricionista. Foto:iStock, Getty Images

“Estes são os métodos mais usuais, se o paciente está com estes índices abaixo do minimo, recomenda-se que faça uma dieta para ganho de peso”, diz a nutricionista Liliana Gross.  

Conceito de dieta para engordar

A quantidade de peso que a pessoa precisa alcançar vai depender de  seu percentual de gordura e massa muscular. Mas Liliana destaca que é fundamental saber diferenciar os conceitos de engordar e ganhar massa muscular. Podemos falar em dieta para engordar de forma geral, mas Liliana explica.

Segundo ela, engordar é ganhar massa gorda (gordura), o que não se quer (salvo em casos de estar com gordura abaixo do minimo). Já ganhar massa muscular é ganhar massa magra (peso bom), é estar pesado, não gordo

Após avaliar a necessidade em termos de quantidade de peso para o indivíduo que quer montar uma dieta para engordar, é preciso verificar também o gosto de cada pessoa.

Segundo Liliana, usa-se proteínas magras (peito de frango, peixe grelhado, carne de gado com pouca gordura), carboidratos integrais e com baixo Índice glicêmico, gordura rica em omega 3, 6 e 9 (óleo de oliva, gordura de coco, manteiga, frutas oleaginosas, abacate), frutas, verduras e água.

Dicas saudáveis de uma dieta para engordar

Para a nutricionista, quem quer aderir a uma dieta para engordar deve prestar atenção em duas dicas. 

A primeira é priorizar alimentos ricos em nutrientes como peito de frango, peixe (salmão e tilápia), gado (palete, patinho) combinados com mandioquinha, aipim, batata doce, arroz integral, cuscuz, aveia, azeite de oliva, gordura de coco, manteiga, creme de amendoim,  amendoim, castanhas do para, nozes, abacate, banana, manga, uva, suco de uva, açaí, entre outros.

Esses são alguns dos alimentos. Um acompanhamento com nutricionista vai poder abrir esse leque e oferecer mais opções ao paciente. E mesmo para quem quer fazer uma dieta para engordar, é válida a orientação de comer a cada três horas.

Outra alternativa para quem precisa ganhar peso são os chamados suplementos para engordar, que podem ser muito ricos em proteína, ajudando na formação do tecido muscular, ou com substâncias que provocam mais apetite.

Mas é importante saber: o consumo de suplementos deve ser supervisionado e orientado por profissionais qualificados. As necessidades de uma pessoa não são as mesmas de outras. Há riscos na ingestão deliberada de qualquer substância.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros