Maquiagem

Maquiagem opaca: veja como o acabamento fosco pode ser chique

Por Redação Doutíssima 31/08/2015

Um make suave, com bom acabamento e aspecto aveludado deixa qualquer mulher linda. Mas mesmo que pareça simples, nem sempre é fácil criar uma maquiagem opaca. O principal truque para acertar na criação desse visual é utilizar os produtos corretos, de forma equilibrada.

“A maquiagem opaca dura mais e é visualmente mais bonita. Aquele aspecto sequinho na pele é ideal no make social”, ressalta o maquiador Geff Garcia. Segundo ele, para a criação desse look é indispensável a utilização de produtos oil free (livres de óleo). Especialmente para as mulheres com a pele naturalmente mais oleosa.

maquiagem opaca Shutterstock doutíssima

Maquiagem de efeito matte deve ser feita com produtos oil free e tonalidades terrosas. Foto: Shutterstock

 

Aprenda a fazer uma maquiagem opaca

Também especialista quando o assunto é maquiagem, o maquiador Marquinhos Prestes aponta que as tonalidades opacas deixam o look mais natural, valorizando a beleza feminina. Para acertar na produção, os cuidados começam com a pele: é importante lavar e tonificar bem o rosto antes do make.

Ambos experts pontuam que, para fazer a maquiagem opaca, é necessário ter em mãos determinados produtos. Base matte, pó mineral translúcido, sombras, batons em tons pastéis ou terrosos e uma máscara para cílios são os itens protagonistas no make. “Também é possível usar a sombra ou o próprio batom em consistência fosca”, lembra Geff.

Ele também ressalta que, para garantir uma maquiagem sem erro, é importante aplicar os cosméticos de forma correta. “O ideal é usar os produtos de forma intensa, mas aplicando sem ‘socar’ na pele”, enfatiza Geff. Também é necessário verificar a luz no local onde a produção será feita, para evitar exageros na aplicação.

Para conquistar o resultado perfeito na maquiagem opaca, é preciso praticar. “Vale a pena fazer um curso de automaquiagem para aprender a usar os produtos na quantidade certa e da forma correta. Isso faz toda a diferença”, destaca Geff.

Cores da maquiagem opaca

No make opaco, característico por ser mais sóbrio e elegante, predominam os tons neutros. Segundo Marquinhos, as principais cores desta maquiagem são o bege e o nude. “Não tem nada de brilho”, relembra.

Isso não impede, entretanto, que haja o mínimo toque de cor no visual. Por isso, a recomendação é investir em um blush suavemente alaranjado ou no batom nude mais intenso. Seguindo na linha da paleta de tons terrosos, não tem como errar.

De acordo com Geff, na maquiagem opaca os tons de marrom têm espaço garantido. E não há dúvidas de que esse look clean está em voga: nos desfiles de grifes como Vitorino Campos e Alexandre Herchcovitch, na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), o make neutro e mais suave protagonizou.

Algumas celebridades também já apostaram no make suave, criado com tons pastéis e cores menos intensas. A modelo Heidi Klum, a cantora Selena Gomez e a blogueira Camila Coelho são apenas algumas das adeptas da maquiagem sequinha e bem acabada.

Vale lembrar que, se você não se sentir segura para fazer o make total matte, é possível usar sombras ou um batom com essa consistência fosca que garantem o efeito diferenciado. “Comece fazendo um esfumado bem leve e pouco exagerado com a sombra”, sugere Geff. Aí, você já estará no caminho certo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!