Receitas

Aprenda a preparar 3 opções de receitas com especiarias

Por Redação Doutíssima 02/09/2015

As receitas com especiarias são ricas em sabores exóticos, capazes de agradar muitos paladares. Muitas pessoas costumam usar temperos na hora de preparar os alimentos, já que com o ingrediente correto, é possível ressaltar o sabor ou adicionar cores que tornam os pratos irresistíveis. Fazer isso é fácil, basta saber harmonizar esses temperos.

 

Como harmonizar as especiarias

As especiarias têm sido importantes para a humanidade desde o início da história. Arqueólogos descobriram-nas já em tumbas egípcias, há 3000 aC.  Ao longo da história, elas têm chamado atenção por suas propriedades místicas e poder de preservação dos alimentos, além da adição de aromas, sabores e cores nos mais diferentes pratos.

receitas com especiarias

O uso correto das especiarias proporciona novos aromas e sabores aos pratos salgados e doces. Foto: iStock

Em contraste com as ervas, as especiarias são quase sempre secas e moídas antes do uso. É importante, ainda, ter atenção para utilizar o tipo de especiaria certa para cada tipo de alimento.

 

A pimenta caiena, por exemplo, fica ótima com pratos da cozinha mexicana, ovos, peixe e legumes. Já a noz moscada, conforme a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), é o tempero ideal para bolos e outros doces, massas e molhos.

 

Kit básico de especiarias

A primeira regra sobre as especiarias é que elas devem ser frescas. Somente quando frescas elas oferecem os benefícios de saúde escondidos em suas fórmulas – do contrário, você chega a perder mais de 50% deles. Além disso, somente nessa forma é que elas adicionam seu verdadeiro sabor aos pratos.

 

É por isso que vale a pena sempre ter algumas em casa, principalmente aquelas que você usará para fazer receitas com especiarias. Para pratos salgados, as dicas são vários tipos de pimenta, curry, cominho, sementes de coentro, sementes de mostarda ou páprica. Para pratos doces, boas alternativas são canela, noz moscada e cravo da Índia.

 

receitas com especiarias 

Receitas com especiarias

1. Carne ao molho de especiarias

Ingredientes:

– 500 g de contrafilé

– 8 colheres de sopa de azeite

– 1 colher de sopa de molho de alho

– 1 copo de água

– 1/2 colher de chá de pimenta calabresa

– 2 dentes de alho picados

– 1 cubo de caldo de carne

– 1/2 colher de chá de orégano

– 1/2 colher de chá de alecrim

– 1/2 colher de chá de curry

 

Modo de preparo:

Para prepará-la, primeiro basta cortar a carne em cubos e adicionar alho picado. Use uma tigela, coloque caldo de carne, pimenta calabresa, orégano, alecrim, azeite, molho de alho e curry, misturando tudo com o copo de água. Coloque o molho sobre a carne em uma panela. Deixe cozinhar por 15 a 25 minutos.

 

2. Bolo de especiarias

Ingredientes

– 1 xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente

– 2 xícaras (chá) de açúcar

– 1 xícara (chá) de chocolate em pó

– 4 ovos

– 1 xícara (chá) de leite

– 1 colher (chá) de noz-moscada

– 1 colher (chá) de cravo-da-índia moído

– 1 colher (sopa) de canela em pó

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 colher de mel 

 

Modo de preparo:

Para prepará-la, misture todos os ingredientes e coloque-os em uma forma untada. Leve ao forno médio, por aproximadamente 30 a 40 minutos.

 

3. Chá de maçã com especiarias

Ingredientes:

– 6 maçãs com casca, cortadas

– 2 xícaras de açúcar

– 3 paus de canela

– 6 cravos da índia

– 2 litros de água quente

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar para dourar. Depois que ele ficar dourado, coloque as maçãs, a canela e os cravos. Aos poucos, coloque a água e mexa bem. Deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente ou gelado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!