Maquiagem

Maquiagem monocromática: veja dicas para apostar na tendência

Por Redação Doutíssima 02/09/2015

Suave, mas nem por isso discreta: esta é a maquiagem monocromática. O truque consiste em colorir as áreas da pálpebra, maçãs do rosto e lábios com tonalidades semelhantes, criando um visual equilibrado e harmonioso. Ao explorar as variações de tons, a make representa um look ideal para o dia ou a noite.

A Dior foi uma das grifes que apostou na maquiagem monocromática, também conhecida como monomake. O segredo para acertar neste look é optar por uma tonalidade que traduza bem o seu estilo e esteja adequada à ocasião. Lembre-se de que, ao escolher uma sombra rosa, por exemplo, você terá de usar um blush e um batom rosados.

maquiagem monocromática doutíssima istock getty images

Monomake usa tonalidades semelhantes, criando um visual equilibrado. Foto: iStock, Getty Images

 

Maquiagem monocromática: como fazer?

A combinação tom sobre tom, que causa um efeito degradê no rosto, é fácil de fazer. Uma questão interessante em relação à maquiagem monocromática é que ela possibilita uma boa exploração da paleta de cores, criando um resultado final diferenciado.

Para o dia a dia, o melhor é optar por tonalidades discretas na criação da maquiagem. Invista em tons de nude ou rosa claro, lembrando sempre de deixar apenas uma das áreas do rosto mais marcadas pela cor. Por exemplo: se passar mais sombra, pegue leve no batom. Assim, não há riscos de ficar brega.

O monomake pode ser adaptado a qualquer tipo de ocasião. Você pode utilizar desde as tonalidades pastéis ou corais, até tons de vermelho ou laranja. Basta ter em mente o nível de formalidade do evento. Os roxos ou acastanhados são perfeitos para combinar com um traje de gala.

Já quando você estiver se produzindo para a balada, vale a pena criar um look com brilho extra. Para isso, não tenha medo de optar por produtos cintilantes. Tons de dourado são ideais para quem não quer passar despercebida. Uma sombra acobreada também faz jus à produção.

Mas fazer uma maquiagem monocromática não envolve somente o blush, o batom e a sombra. Vale lançar mão dos tradicionais curingas do make para empoderar ainda mais o visual: máscara para cílios, lápis preto e um pó bronzeador são bem-vindos. Lembre-se apenas, de pegar mais leve no uso dos cosméticos para o dia a dia.

Celebridades adeptas do monomake

Poderosa e com um charme especial, a monomake rapidamente caiu no gosto das famosas e passou a dominar os tapetes vermelhos, dentro e fora do Brasil. Por aqui, a atriz Juliana Paes se tornou uma das adeptas. Ela optou por investir na técnica com tons de marrom.

A cantora Rihanna, que adora ousar no make, preferiu uma maquiagem monocromática em tons de cobre, com direito a brilho extra na região dos olhos. A socialite Kim Kardashian, por sua vez, decidiu investir em tonalidades de vinho mais profundas.

Quem prefere um make sutil, também pode se inspirar em produções de celebridades. As atrizes Rachel McAdams e Cobie Smulders optaram pela maquiagem com tons de rosa claro e coral, que deixam o look mais sutil. O fato é que, independente do seu estilo, é possível investir na maquiagem monocromática e se sentir linda.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!