Relacionamento

Casamento moderno: como manter a relação em casas separadas

Por Redação Doutíssima 06/09/2015

“Quem casa, quer casa”, diz a velha máxima popular. No casamento moderno, cada um quer o seu lar. Enquanto uns optam por morar juntos mesmo sem formalizar a união diante de um juiz ou um religioso, casais de papel passado preferem viver em locais separados.

 

Preservar o espaço individual, evitar a rotina, o tédio, as discussões e o desgaste provocado pela convivência diária são algumas das vantagens desse novo arranjo. Muitos terapeutas, inclusive, recomendam a medida a casais em crise. Mas nem todos estão preparados para isso.

casamento moderno

Privacidade e distância do desgaste da rotina são vantagens de morar em casas separadas. Foto: Shutterstock

 

Cada um na sua casa

Em um artigo sobre o assunto, a psicoterapeuta holística Célia Lima traça um perfil dos casais que mais se encaixam nesse tipo de casamento moderno, onde cada um mora no seu próprio lar. Segundo ela, essa arranjo é mais comum entre pessoas que já têm uma certa estabilidade profissional e financeira.

“São casais que usualmente já passaram por algumas experiências afetivas e ao mesmo tempo, estão numa idade – por volta de 30 anos – em que já traçaram planos individuais de conquistas na carreira e satisfação de desejos de consumo”, exemplifica a psicoterapeuta.

Pessoas divorciadas e com filhos crescidos também tendem a preferir um casamento moderno, para evitar que a vida com um novo parceiro estável atrapalhe a convivência com os frutos de outro relacionamento.

O cultivo de um espaço próprio, onde cada um pode arrumar suas coisas de acordo com seu próprio gosto, é ainda uma ótima opção para quem não tem coragem de se casar, no sentido tradicional do verbo, mas também não quer abrir mão de um relacionamento estável, que supera a debilidade de um namoro.

Vantagens e desvantagens do casamento moderno

Casais que optam por manter um casamento moderno, vivendo em casas separadas, desfrutam de vantagens como a liberdade de seguir a carreira profissional e ter a privacidade preservada. Alguns especialistas dizem que a distância é positiva para que os casais mantenham a atração sexual.

Por outro lado, algumas pessoas têm mais dificuldade para lidar com a distância da pessoa amada, e podem passar por momentos de carência afetiva. Se tem um lado positivo, a saudade também pode jogar contra a saúde da relação se virar motivo de conflito entre o casal.

A ausência de exposição sobre os conflitos do cotidiano, já que a convivência diária é reduzida quando o casal vive em casas separadas, pode enfraquecer a relação. Quem não lida muito bem com o excesso de autonomia do parceiro também enfrentará dificuldade para ser feliz num casamento moderno.

Dicas para um casamento moderno dar certo

Veja alguns aspectos pontuados pela psicoterapeuta holística Célia Lima para o sucesso de um casamento dessa forma:

1. Mantenha objetos na casa do parceiro

casamento moderno

Ao morar em locais separados, mantenha alguns objetos pessoais na casa do parceiro. Foto: Shutterstock

Mantenha uma gaveta e alguns cabides na casa do parceiro para guardar seus objetos pessoais, mas não ocupe metade do guarda-roupa para não ser invasivo.

2. Respeite hábitos

casamento moderno

Se você e seu parceiro possuem hábitos diferentes, o respeito é um fator essencial. Foto: Shutterstock

Ao fazer supermercado, leve os alimentos que só você consome, mas respeite os hábitos alimentares do outro.

3. Estabeleça limites

casamento moderno

Uma forma de evitar desgastes e constrangimentos no relacionamento é estabelecer limites. Foto: Shutterstock

É preciso estabelecer alguns acordos para evitar constrangimentos, por exemplo, sobre atender ou não o telefone da casa do outro, abrir armários, usar certos utensílios, convidar amigos etc.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!