Um visual masculino descolado precisa aliar vaidade e praticidade. Por isso, o corte undercut foi escolhido por personalidades como Cristiano Ronaldo e David Beckham. Originário dos looks rockabilly e militar, ele é característico pelas laterais raspadas e com mais volume na parte de cima.
Mas será que todos os homens podem adotar o undercut? Quem quiser, pode apostar no visual sem medo: ele é adaptável ao estilo de cada um. É necessário, porém, ponderar que o corte cai melhor aos homens ousados, que optam por um look despojado e moderno.
Como aderir ao undercut?
A característica fundamental do undercut é a lateral da cabeça raspada. O mais importante no corte é assegurar de que a parte inferior fique mais baixa. Para isso, o ideal é começar com a máquina zero na parte de trás e terminar com a quatro nas laterais. Assim, o visual fica equilibrado.
Os cabelos com estrutura mais grossa são ideais para o corte undercut. Mas isso não significa que os homens com fios de textura mais lisa não possam aderir. O ideal, neste caso, é investir em produtos de styling como um finalizador em spray, para adicionar textura ao cabelo.
Outro ponto positivo é o fato dele ser adaptável ao gosto de cada homem em particular. Por exemplo: há quem prefira deixar o topete mais ralo, enquanto outros preferem manter um certo volume no alto da cabeça. Por isso, é importante deixar claro ao cabeleireiro o visual idealizado.
Alguns especialistas já destacaram que o undercut é um dos cortes mais pedidos nos salões de beleza, sendo solicitado por cerca de quatro a cada dez clientes. A preferência é maior entre homens na faixa etária dos 25 aos 40 anos e que atuam como DJS, chefs de cozinha e cabeleireiros.
Uma boa novidade para os homens que desejam cortar o cabelo no estilo undercut é que esse penteado não exige tanta manutenção. O retoque pode ser feito até 30 dias depois do primeiro corte.
Famosos adeptos do undercut
Se você está pensando em aderir ao undercut, mas não tem certeza de que esse é o corte ideal para você, a dica é observar algumas referências. A lista de celebridades que possuem um visual mais contemporâneo e aderiram ao estilo é grande: Brad Pitt, Justin Timberlake, Adam Levine, Bruno Mars e Gerard Piqué são fontes de inspiração.
Ao observar o visual dessas personalidades, é possível também aprender como usar o undercut através de variações: com topete alto, cabelo penteado para trás ou para o lado, despojado ou sem pentear. Liberdade é a palavra de ordem em relação a esse estilo.
Para dar aquela estilizada no undercut, é possível lançar mão de alguns produtos: mousse, pomada, leave-in, gel e spray finalizador são algumas das alternativas para deixar o visual ainda mais moderno.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!