Motivação

Saiba como a prática do desapego contribui para a sua vida

Por Redação Doutíssima 10/09/2015

Várias filosofias orientais indicam o desapego para ter uma vida melhor. Essa prática pode ser necessária quando você se sente emocionalmente ligada a algo que traz mais dor do que felicidade em sua vida. Por isso, conhecer os seus pontos de apego e tentar libertar-se dessa dependência talvez seja um grande passo para sua independência e felicidade.

Praticar o desapego é uma forma de libertação

O budismo indica que o apego é a raiz do sofrimento. Isso não quer dizer que você precisa jogar todas as suas coisas fora ou ficar longe de tudo que você ama. A questão central do desapego é que você não deve sentir fixação por algo, situação que normalmente leva a uma atenção demasiada e torna o centro da sua vida. O segredo é um equilíbrio perfeito.

desapego

O ato de desapegar de algo é capaz de trazer equilíbrio emocional para a vida. Foto: iStock, Getty Images

O apego é algo que acompanha todos desde a infância. A maioria das crianças tem uma relação intensa com um “objeto de apego” específico, geralmente um cobertor favorito ou um brinquedo macio. É um processo normal do desenvolvimento, mas quando ele se perpetua na adolescência ou na idade adulta é capaz de estar ligado a problemas de autoestima.

Um estudo publicado no Journal of Consumer Research analisou 2.500 pessoas por seis anos. Os pesquisadores encontraram uma relação de mão dupla entre o materialismo e a solidão: o materialismo promove o isolamento social e o isolamento promove o materialismo. Esse apego, por sua vez, destrói suas relações sociais.

Como promover o desapego em sua vida

Algumas dicas são capazes de ajudar a promover o desapego. Assim, você pode viver mais leve e sem preocupações desnecessárias. Confira.

1. Você não é as coisas que possui

O problema é que você vê as coisas que você possui em primeiro lugar, quando o mais importante é você. Separe a sua identidade das coisas que você possui.

2. Relacionamentos são sobre compartilhar, não sobre possuir

Você não pode ter uma namorada, namorado ou esposo. Embora esses termos sejam bastante comuns, eles sugerem e rotulam as relações como posse. Quanto mais você vê os relacionamentos como posse, menos vai ver que se trata sobre compartilhar.

3. Crie um sistema de metas e desafios

O materialismo preenche um vazio. Substitua isso com metas e desafios.  Pense em coisas que você gostaria de fazer, e que nem sempre estão ligadas a algo ou alguma pessoa. Faça para você.

3. Doe

Invista suas energias para ajudar outras pessoas. Mudar seu foco para as necessidades dos outros pode ser uma ótima forma de ser menos apegado as suas próprias necessidades. É um bom exercício.

4. Liberte-se

Uma boa forma de desapegar é liberar espaço em sua vida. Uma boa faxina em suas coisas pode ser ótima para você. Veja o que você possui e qual a importância daquele item em sua vida. Se não usou há um ano, talvez aquilo não tenha relevância e seja algo desnecessário.

5. Tente ter o básico

Simplifique todos os seus bens materiais para que eles não consumam seus recursos mentais. Um estilo de vida simples oferece a você a capacidade de concentrar suas energias no seu mundo interior.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!