No universo da moda, as tendências se renovam constantemente. Isso significa que mesmo uma peça que já foi hit e depois ganhou status de obsoleta pode ser reafirmada como símbolo de estilo. É o caso da calça boca de sino, ou flare, cujo auge do sucesso foi na década de 70. Agora, ela retorna aos holofotes de forma mais elegante.

“A flare atual é uma releitura da extravagante boca de sino, que possuía, a partir do joelho, uma modelagem muito ampla. Nessa nova versão, a flare assume uma modelagem mais contida e elegante”, explica a consultora de moda Ana Paula Lima.

calça boca de sino
Calça boca de sino retorna aos holofotes de forma mais elegante. Foto: iStock, Getty Images

Calça boca de sino: como usar?

Segundo Ana Paula, a nova peça hit tem a cintura alta e é bem ajustada dos quadris até a altura do joelho, onde começa a se tornar levemente mais ampla – até a altura da barra. Quem decidiu ressuscitar a flare foram algumas das grifes que flertam com o estilo boho.

“Yves Saint Laurent, Marc Jacobs, Gucci e, no Brasil, Amapô, Lilly Sarti e Animale são algumas delas”, confirma  a consultora de moda. Mas mesmo que a boca de sino seja, novamente, símbolo de status fashion, é importante tomar alguns cuidados ao investir na peça.

Tanto para looks formais quanto elegantes, o ideal é que as peças de cima sejam mais chiques. “Blusas em tons clássicos, malhas de tecidos nobres, camisas de seda, blazers e jaquetas mais justas dão o ar elegante”, sugere Ana Paula.

De acordo com ela, o ideal é investir no salto alto com a calça flare. “Ele vai alongar a silhueta e afinar as pernas. Neste caso, a boca de sino combina com qualquer tipo de sapato: scarpin, peep toe, plataforma, entre outros”, destaca a especialista. Acessórios como colares, brincos, cintos e lenços arrematam o visual.

 

Cuidados ao usar calça flare

Para você não errar na composição com a boca de sino, Ana Paula conta com algumas dicas. “O comprimento da barra deve estar no tamanho ideal para você. Se for comprida demais, correndo o risco de arrastar no chão, ou curta demais, na altura da canela, vai deixar o visual desleixado”, alerta.

Por isso, conforme aponta a consultora, o ideal é que a barra esteja na altura do peito do pé, ou na direção da sola do sapato. “Experimente antes de usar e, se houver necessidade, faça os devidos ajustes”, aconselha. Para deixar o look bem elegante, vale usar a calça com blazers, jaquetas, blusas ou batas.

Investir nessas peças, além de afinar a cintura, alonga a silhueta e afina o quadril, equilibrando a produção. “As baixinhas devem apostar nas peças de cima mais curtas, para alongar as pernas e garantir a impressão de alguns centímetros a mais de altura”, afirma.

Tome cuidado ao usar a calça com sapatos baixos – tênis, sapatilha, oxford ou espadrille – pois isso poderá achatar a silhueta.

Para se inspirar na criação de um outfit moderno com a calça boca de sino, fique de olho nas produções de celebridades como Thaila Ayala, Fiorella Mattheis, Angélica, Thassia Naves, Alessandra Ambrosio, Olivia Palermo, Kate Moss e Victoria Beckham.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!