Dica do Dermatologista

Saiba as causas da inflamação no couro cabeludo

Por Dra. Anaflávia Oliveira 18/09/2015
 

Muitos pacientes perguntam a seus médicos qual é a causa da inflamação no couro cabeludo, geralmente detectada durante uma consulta dermatológica. Muitas vezes, essa inflamação pode não ser visível à olho nu, o que obriga o dermatologista a usar um aparelho de visualização que aumenta em até vezes o zoom da região à ser analisada. Considera-se que um processo inflamatório é uma reação do organismo a infecções que se instalam no corpo e a doenças no couro cabeludo.  A dermatologista Dra.Anaflávia, parceira do Doutíssima, nos explica e tira dúvidas sobre o assunto.

 

 

 

inflamação no couro cabeludo

A inflamação é uma reação do organismo a algum processo infeccioso. Foto: Shutterstock.

 

A pele é inervada por uma rede de fibras nervosas que têm inúmeras funções além da transmissão de impulsos nervosos. Através de neurohormônios e neuropeptídeos produzidos por essas fibras ou pelas próprias células de pele. As reações, que podem ser positivas, fortalecendo e regenerando a pele e negativas, causando vermelhidão, edema, dor ou prurido. Tudo depende da quantidade e da qualidade dessas substâncias produzidas.

 

 Estas substâncias atuam nos nervos da pele e nas células da própria pele:

 

  1. Nos cerainócitos – responsáveis pela estrutura, proliferação e renovaçao da pele.
  2. Nos melanócitos, responsáveis pela produção de melanina e pigmentação da pele, 
  3. No sistema imune, responsável pela proteção, inflamação e regeneração da pele, 
  4. Nos vasos da pele, responsáveis por levarem nutrientes, oxigênio para o metabolismo celular da pele e as células de defesa para a superfície da pele, protegendo-a contra microorganismos patogênicos e participando da regenração da pele quando lesionada.

 

Os principais sintomas são normalmente dor, coceira, vermelhidão no couro cabeludo e sensibilidade na região afetada pela inflamação. 

 

 

  1. inflamação no couro cabeludo

    A inflamação no couro cabeludo pode ter a coceira e a dor como sintomas. Foro: Shutterstock.

     

     

    Causas da inflamação no couro cabeludo

     

    Várias são as causas da inflamação no couro cabeludo e muitas estão relacionadas a doenças  como do couro cabeludo como :

     

    1. Dermatite seborreica, mais conhecida como a caspa,

    2. Psoríase

    3. Outros tipos de dermatite,

    4.Tinha do couro cabeludo,

    5.Foliculite.

     

    Entretanto, é necessário saber que o médico dermatologista sempre deve ser consultado, já que é possível que a inflamação no couro cabeludo tenha uma outra causa, como o câncer de pele por exemplos. Também vale à pena dizer que evitar maiores problemas no couro cabeludo é possível. Fazer uma espécie de “auto-exame” no couro cabeludo, é um exemplo. 

    Dra.Anaflávia 

     

    Dra Anaflávia Oliveira é médica e tricologista pela International of Association of Trichologists – IAT e Profa. de Pós Graduação em Tricologia pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT). Participa constantemente de congressos e cursos da na área de Dermatologia, Tricologia e Medicina Preventiva. Atende em seu consultório localizado no bairro de Moema, São paulo. 

     

    Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!