Relacionamento

Falsiane: conheça a expressão do momento nas redes sociais

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

Se você nunca ouviu a expressão falsiane é porque anda longe da internet ou de aplicativos como o WhatsApp. A nova onda da web ganhou até uma adepta famosa: a atriz Camila Pitanga.

 

Todo mundo conhece uma falsiane

O nome é um termo queridinho das redes sociais quando se trata de um assunto: amigos ou pessoas falsas. Uma recente publicação em um blog de tendências da internet constatou que se você não identifica nenhuma falsiane no seu grupo de amigos, provavelmente a pessoa não tão honesta é você.

falsiane

Convívio com pessoas falsas e manipuladoras pode ser estressante e afeta a autoestima. Foto: iStock, Getty Images

Uma verdadeira falsiane é aquela pessoa que elogia por qualquer coisa, mas fala mal de você pelas costas. Contextualizando, é quem comenta que você está arrasando naquela selfie no Instagram, mas fala pra outra pessoa como seu cabelo, sua roupa, seu peso, seu estilo ou qualquer outra coisa não estão bons.

O termo substitui, em partes, os termos invejosa e inimiga, que tomaram conta das redes depois do sucesso Beijinho no Ombro da cantora Valesca Popozuda. Mas falsiane é, de certa forma, menos pejorativo, mais como uma brincadeira.

Com a onda da falsiane, surgem outros nomes para personagens frequentes nos grupos de convívio. A trouxiane é aquela pessoa que, coitada, faz papel de trouxa com frequência e tem uma autoestima de dar pena. Já a problemiane é quem procura a sua ajuda só quando surge um problema, mas nunca nem perguntou como vai sua vida.

Fique longe da falsiane

Para ficar longe de uma pessoa falsa, primeiro é preciso saber identificar uma. Alguém que fala pelas costas dos seus amigos, provavelmente, faz o mesmo quando está na companhia de outras pessoas. E fala mal de você.

Também tem a pessoa que manipula a presença de algumas pessoas. Convence alguém a não ir em tal lugar ou evento, mas ela mesma vai. A convivência com esse tipo de comportamento é estressante e pode fazer com que a sua autoestima fique no chão. Essas pessoas sabem manipular os pensamentos e ações de quem permite.

Ter uma conversa séria com quem é falso com você pode ser uma saída, mas lembre-se que a pessoa pode te manipular ou ainda fazer a sua caveira para os amigos. O ideal é se afastar e evitar, ao máximo, a convivência com quem não preza por sinceridade nas relações.

Brasil na internet

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que 85,6 milhões de brasileiros maiores de 10 anos de idade haviam usado a internet ao menos uma vez em um período de até três meses, antes da realização da pesquisa. O montante representa 49,9% da população.

Cerca de 78,3% dos considerados como usuários da internet afirmam que seu ponto de acesso é um computador. O restante dos acessos é efetuado através de tablets e smartphones. A mesma pesquisa identificou que quase 11% dos domicílios em território nacional possuem um tablet.

Segundo dados do próprio Facebook, o Brasil tem cerca de 100 milhões de usuários ativos mensalmente. Desse montante, em torno de 30 milhões são jovens entre 18 e 24 anos. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!