Muitas pessoas passam horas na academia para manter o corpo em boa forma física, mas o que elas fazem para manter o cérebro ativo? O brain fitness é uma nova forma de melhorar a aptidão das habilidades cognitivas e o desempenho, permitindo a você ter um cérebro saudável. E para isso não é preciso muito esforço, já que bastam alguns exercícios diários.
Brain fitness ajuda a manter a saúde cerebral
O cérebro é a parte mais importante do seu corpo e não o exercitar é convidar a preguiça e a letargia em sua vida. Há pouco tempo, acreditava-se que a deterioração do cérebro com o passar dos anos era irreversível, mas agora descobriu-se que não é bem assim.
Atualmente, somos capazes de entender o cérebro como um músculo que deve ser exercitado adequadamente. E temos consciência de que, fazendo isso, é possível produzir milhões de novas conexões entre os neurônicos, um fenômeno conhecido como neurogênese.
Um estudo realizado pela Mayo Clinic e pela Universidade do Sul da Califórnia mostrou que as pessoas podem ter aumentos significativos na função de memória e velocidade de processamento cerebral usando treinamento cognitivo.
Em média, os participantes do programa mostraram um aumento de 131% na velocidade de processamento auditivo e uma melhoria na memória de quase 10 anos.
Outra pesquisa publicada no New England Journal of Medicine investigou quase 500 pessoas por mais de 20 anos, observando o que elas realmente fazem em suas vidas e qual a relação entre essas escolhas e a saúde do cérebro.
Foi descoberto que pessoas que participaram de atividades estimulantes mentais, como jogos interativos e dança, quatro vezes por semana, tinham 65% a 75% mais probabilidade de permanecer afiadas do que as que não participaram dessas atividades.
Dicas para um cérebro saudável
Há muitas coisas da vida cotidiana que são boas para o cérebro. Especialistas indicam alguns pilares que podem ser essenciais para um cérebro saudável: exercício físico e mental, boa nutrição e gestão do estresse. Alguns deles também indicam a espiritualidade. Conheça abaixo alguns exercícios e dicas de brain fitness.
1. Socialize e converse com outras pessoas
Nada mantém o cérebro mais em forma do que estimular conversas e discussões sobre assuntos do dia. É desnecessário entrar em debates pesados, apenas bate-papos amigáveis com um pouco de brincadeiras já bastam.
2. Desafiar-se mentalmente com atividades estimulantes
Quebra-cabeças ou jogos de palavras cruzadas são uma ótima maneira de manter sua mente afiada.
3. Rir
O riso é um elixir para muitas doenças, e estudos mostram que ele afeta positivamente três elementos do cérebro. A parte cognitiva encontra um significado para entender a piada, a parte física que “diz” à boca para sorrir e rir, e a parte emocional que ajuda a fornecer a sensação de experimentar algo engraçado.
4. Estimule os sentidos
Os sentidos desempenham um papel importante para ajudar o cérebro a interpretar e armazenar memórias vívidas. Encontre situações em que você possa usar um ou mais sentidos.
5. Mude sua rotina
A rotina regular é muitas vezes reconfortante, mas também pode levar ao tédio e à monotonia. Misture sua programação diária. Tente andar para trás por um tempo – ou simplesmente caminhe em uma direção diferente do que o habitual.
6. Ler, ler, ler
Uma das chaves para a aptidão do cérebro é mantê-lo ativo. E a leitura é uma grande ferramenta para isso.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!