Relacionamento

Xaveco: confira dicas sobre como paquerar e ser correspondido

Por Redação Doutíssima 26/09/2015

O xaveco, termo popular utilizado para referenciar uma cantada, tem um significado relativamente expressivo. Estima-se que tenha surgido por conta de uma espécie de embarcação muçulmana usada pelos piratas no Mediterrâneo, um barco para pesca com rede. A “pesca”, então, poderia ser aquele papinho mole na hora da conquista.

 

Mesmo que o termo “xaveco” já tenha se tornado praticamente obsoleto, a prática da conversa sedutora ou da cantada definitivamente ainda é muito comum no século XXI. O que muda são as formas de xavecar: na balada, nos aplicativos de celular e nas redes sociais a paquera rola solta.

xaveco

Uma conversa leve e bem humorada pode ser um atrativo na hora de conquistar alguém. Foto: Shutterstock

 

Dicas para acertar no xaveco

Uma pesquisa divulgada em 2013 pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, financiada pelo site de relacionamentos eHarmony, apontou que hoje cerca de um terço dos relacionamentos começa na internet. O levantamento foi feito com cerca de 19.131 pessoas.

Mas diante de tanta inovação tecnológica, como acertar no tom do xaveco? Tanto dentro do ambiente digital como fora dele, é importante ter certo cuidado para que a cantada seja educada, atraente, mas não vulgar. Especialmente para quem deseja, futuramente, engatar um relacionamento mais sério.

Por isso, para conquistar de vez o seu paquera ou a sua paquera, preste atenção nas dicas:

1. Fale, mas também ouça

xaveco

Na hora da paquera, tão importante quanto manter uma boa conversa é saber ouvir o outro. Foto: Shutterstock

O xaveco pode até começar com um papinho leve, mas evite aquelas cantadas bregas. Para engatar uma conversa interessante, pergunte sobre assuntos mais gerais, comente sobre acontecimentos e procure conduzir o papo de uma forma leve, sem abordar diretamente assuntos pessoais.

Tão importante quanto falar, é saber ouvir. Quando a pessoa estiver empolgada comentando sobre algum assunto, preste atenção e mostre que tem interesse em saber o que ela pensa. Não fique interrompendo. Encontre o equilíbrio certo entre falar e ouvir.

2. Cuidado com as palavras sugestivas

xaveco

Evite conversas sugestivas e que podem desrespeitar o outro no momento da conquista. Foto: Shutterstock

É normal que no xaveco também surja um papo mais quente, eventualmente. Mas tome um cuidado especial com as palavras que você escolher. Lembre-se de ser educado e respeitoso com a outra pessoa, mostrando que o seu interesse não é exclusivamente a pegação.

Uma boa orientação é ir com calma, não apressar demais as coisas. Você pode até expressar o seu desejo de estar com a outra pessoa, mas tenha bom senso ao escolher as palavras, caso contrário o efeito poderá ser o afastamento dela.  

3. Mantenha o bom humor

xaveco

A conversa repleta de bom humor e descontração é uma forma de conquistar a paquera. Foto: Shutterstock

Na hora da paquera, nada melhor do que conversar com alguém que te faz rir. Por isso, mantenha o senso de humor no papo, busque ter um nível alto astral na conversa. Mostre que é inteligente, mas não necessariamente abordando logo de cara assuntos polêmicos. Descontração e carisma são pontos positivos na paquera.

Ter um humor leve não significa ser piadista: tome cuidado com piadas preconceituosas e inadequadas. Aborde temas como cinema, música ou esportes e você terá mais chances de se dar bem.

Onde xavecar?

Atualmente, lugares para encontrar um paquera não faltam. Uma festa, um encontro na casa de amigos ou uma balada noturna são alternativas de locais para conhecer gente bonita e interessante para conversar.

Os mais tímidos têm a opção de tentar engatar um relacionamento no ambiente virtual, através de mensagens de texto, aplicativos como o Tinder – que reúne pretendentes interessados em paquerar – e até sites de relacionamentos. Alternativas não faltam.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!