Relacionamento

Amor amigo: descubra as vantagens de amar alguém conhecido

Por Redação Doutíssima 27/09/2015

O grande amor da sua vida muitas vezes está mais perto do que você imagina. Ter um amor amigo, ou seja, gostar de alguém com quem você já possui relação de amizade, pode ter grandes vantagens.

Isso faz sentido, já que é um bom ouvinte, lembra do seu aniversário e você já desfrutou ótimos momentos ao lado dele. Por isso, de vez em quando vale a pena dar uma chance.

amor amigo

Manter um relacionamento amoroso com um amigo é algo possível e pode ser prazeroso. Foto: iStock, Getty Images

 

O amor pode estar ao seu lado

A maioria das mulheres procura o príncipe encantado, que deve ter qualidades semelhantes a essa idealização. Não é raro que elas invistam muito tempo em aplicativos de namoro ou sites de relacionamento. Porém, novos dados sugerem que a forma mais comum de encontrar alguém é na vida real – ou seja, através de amigos.

 

Segundo uma pesquisa feita através do Consumer Surveys do Google, das 2.373 pessoas investigadas, todas de 18 a 34 anos de idade, a maioria delas conheceu seus atuais parceiros através de amigos em comum.

E quando se trata de transformar ligações iniciais em relacionamentos amorosos, também foram as amizades as campeãs nas estatísticas: 40% dos entrevistados disseram que eram amigos antes do relacionamento começar.

 

Um estudo realizado pela Universidade do Texas e publicado no jornal da Association for Psychological Science (APS) é capaz de explicar essa questão. De acordo com os pesquisadores, nossas percepções de beleza se alteram com o tempo, quando nos permitimos conhecer melhor outras pessoas.

 

Por que dar uma chance a um amor amigo?

Nem sempre é fácil fazer a transição da amizade para um relacionamento amoroso, mas pode valer a pena. Veja alguns benefícios do amor amigo.

 

1. Ele conhece seu lado mau

amor amigo

Namorar um amigo é saber que o outro conhece os seus defeitos e fraquezas emocionais. Foto: Shutterstock

Com estranhos não é difícil fingir que não há um lado escuro nos primeiros meses, já que a insegurança, o ciúme e os hábitos são administráveis até certa altura. Um amigo já estará ciente das suas fraquezas pessoais, mas saberá responder a elas de maneira construtiva para o relacionamento.

 

2. Vocês se conhecem bem

amor amigo

Em um relacionamento amoroso com um amigo, você já conhece os envolvimentos da pessoa. Foto: Shutterstoc

Ter uma ideia sobre as razões pelas quais os últimos relacionamentos não funcionaram pode torná-la mais preparada para lidar com eventuais conflitos. Será desnecessário conversar sobre esse assunto, e você também já saberá como lidar com os relacionamentos anteriores dele.

 

3. Você se sente confortável com ele

amor amigo

É possível curtir diversos momentos prazerosos e relaxantes com um amigo que é namorado. Foto: Shutterstock

É preciso algumas semanas até se sentir completamente à vontade com alguém novo. Quando você namora alguém que já conhece, pode pular a fase da boa impressão e apenas se concentrar em passar bons momentos juntos. Nem que seja passar um domingo assistindo séries de pijama e sem maquiagem.

 

4. Há sempre algo para falar

amor amigo

Por serem amigos e conhecerem os interesses do outro, boas conversas vão existir. Foto: Shutterstock

O momento da verdade chega inevitavelmente durante uma longa viagem de carro, quando vocês não têm sobre o que conversar e descobrem poucos interesses em comum. Se ele for um amigo, vocês terão milhões de assuntos e jamais sofrerão com esse tipo de incompatibilidade.

 

5. Respeito já faz parte do relacionamento

amor amigo

Em um relacionamento amoroso que existe amizade, o respeito é algo já consolidado. Foto: Shutterstock

O respeito é vital para um relacionamento, mas às vezes leva tempo para se formar. É preciso conhecer um ao outro e aprender os valores de cada um. Acontece que o respeito não é menos importante para amizades. Não seria ótimo começar um relacionamento e já ter esse respeito no lugar?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!