Saúde Mental

Veja dicas para envelhecer com qualidade de vida e saúde

Por Redação Doutíssima 12/05/2016

A expectativa de vida no Brasil está cada vez mais alta. E é preciso se chegar à terceira idade com qualidade de vida,  com a consciência de que envelhecer é apenas um processo natural da vida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,9% da população brasileira é composta por indivíduos com mais de 65 anos. Até 2030, esse índice deve subir para 13,44%, quase o dobro do percentual atual.

envelhecer

Aproveitar a terceira idade com momentos prazerosos ajuda a manter o bem-estar. Foto: iStock, Getty Images

A expectativa de vida dos brasileiros hoje é de 74 anos. Mas uma projeção da Organização das Nações Unidas (ONU ) diz que até 2050 esse índice suba para 81 anos. Os avanços da medicina, o acesso à escolaridade e o aumento de renda são os principais responsáveis por adicionar alguns anos a essa conta.

 

Envelhecer com saúde é a chave da felicidade

Para a psicóloga docente da Universidade Feevale, Denise Regina Quaresma da Silva, o bom é chegar na terceira idade com a consciência de que os anos de vida que restam precisam ser vividos com qualidade. O corpo precisa ser cuidado, a massa muscular tratada e os exercícios físicos tornam-se aliados na busca do bem-estar, afirma.

A nova fase traz a sensação de plenitude e realização quando se olha para o passado, para a história vivida. Com o envelhecer, é preciso fazer contratos existenciais novos, levando em conta as limitações do corpo e a liberdade de viver plenamente o que a vida proporciona.

Denise diz que nesse período, finalmente a maioria das pessoas se liberta das convenções sociais que os mantiveram prisioneiros em si mesmos ao longo de boa parte da vida. “O que o outro vai pensar já não tem mais o mesmo valor que tinha outrora, pois a maturidade liberta”, comenta a psicóloga.

Outra liberdade que surge com o passar da idade é de tempo. A aposentadoria e outros benefícios investidos na fase adulta devem gerar renda para que não seja necessário trabalhar na terceira idade, ou mesmo trabalhar menos. Com isso, outras atividades ganham prioridade e novos interesses e descobertas podem surgir.

 

Como aproveitar a terceira idade?

“Não sendo refém da juventude”, é a resposta da psicóloga. O ideal é propor-se a descobrir e usufruir plenamente as vantagens que somente a terceira idade concede.

Denise diz que a mídia pode causar algum desconforto, oferecendo a todo instante soluções para manter a juventude e corpos perfeitos até a eternidade. Mas ela lembra que a promessa de vida eterna é impossível. Focar esforços buscando algo que não pode ser evitado pode acabar sendo uma perda de tempo.

A psicóloga lembra que a morte é o único ponto de chegada comum a todos os humanos e que deve ser um momento de descanso após uma jornada cumprida. “Devemos viver plenamente nossa existência única, sendo quem somos, pois esta é a única maneira de nos eternizarmos”, orienta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!