Clínica Geral

Entenda qual a relação entre idade cronológica e biológica

Por Redação Doutíssima 10/10/2015

Você sabe quantos anos têm? Caso o seu primeiro impulso seja dizer sua idade cronológica, saiba que muitas vezes ela difere bastante da sua idade biológica. Acredite, seus hábitos podem estar acelerando o processo de envelhecimento e, por isso, é importante estar atento.

Diferença entre idade cronológica e biológica

Não é olhando para o calendário que você irá descobrir sua idade verdadeira. Ele irá mostrar apenas sua idade cronológica, mas esse número muitas vezes está bem longe de ser uma definição precisa de quantos anos você têm. Em termos de índice de envelhecimento, trata-se de um número bastante falho.

idade cronológica istock getty images doutíssima

Hábitos saudáveis ajudam a manter as idades biológica e cronológica equilibradas. Foto: iStock, Getty Images

A idade cronológica é definida como o número de anos que uma pessoa já viveu. Essa é a única forma de tempo com a qual estamos familiarizados e, por isso, muitos testes e programas são baseados nele.

Em contrapartida, a idade biológica é definida como a descrição do desenvolvimento de um indivíduo com base em biomarcadores. Um biomarcador é um evento celular ou molecular gravável. Olha-se para as pessoas como elas são, e não necessariamente conforme a data em que nasceram.

Na maioria dos casos os seres humanos seguem a mesma via biológica – o início da puberdade e o aumento de hormônios sexuais geralmente acontece em uma certa idade, por exemplo. Acontece que conforme o tempo passa, as pessoas da mesma idade cronológica podem apresentar diferentes estágios de envelhecimentos.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Envelhecimento e Desenvolvimento Humano da Universidade de Duke, por exemplo, analisou questões como habilidades cognitivas, pressão sanguínea e marcadores de alguns órgãos como fígado e pulmões em pessoas de 38 anos de idade. Os resultados mostraram que a idade biológica delas variou bastante – de 28 a 61 anos de idade, mais precisamente.

Idade biológica pode ser lida em uma gota de sangue

Um simples exame de sangue pode agora ser usado para estimar sua idade biológica. Trata-se de um grande avanço da medicina, já que assim é possível identificar pessoas mais suscetíveis a apresentar precocemente doenças relacionadas à idade.

Para desenvolvê-lo, pesquisadores do King’s College, de Londres, compilaram um perfil de genes necessários para um “envelhecimento saudável” em pessoas de 65 anos. A partir daí eles concluíram que seria possível criar uma história da idade biológica de uma pessoa com um simples teste – algo inviável até então em razão da complexidade biológica do processo de envelhecimento.

Esse teste levou sete anos para ser concluído e utiliza um processo chamado RNA-Profiling. São analisados 150 genes que são ativados em pessoas com 65 anos consideradas saudáveis, presentes no sangue, no cérebro e nos músculos.

Com essa descoberta, os investigadores esperam que a informação da idade biológica de uma pessoa possa ser utilizada para reduzir o aparecimento precoce de doenças associadas ao envelhecimento, como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

Além disso, acredita-se que esse novo teste também torne possível a melhora dos tratamentos de doenças atualmente em desenvolvimento e seja capaz de ser usado para verificar a compatibilidade de doadores em transplantes de órgãos. Os pesquisadores também esperam que a informação seja valiosa para aqueles que buscam fórmulas antienvelhecimento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!