A castanha do Brasil é extremamente deliciosa e rica em benefícios para a saúde. A verdade é que elas possuem algumas calorias, mas suas quantidades elevadas de nutrientes benéficos para ajudar o organismo a funcionar adequadamente e proteger-se contra doenças fazem seu consumo valer a pena.
Produto tipicamente brasileiro
Se você acha que a castanha do Brasil é algo novo, talvez seja pelo fato que esse termo muitas vezes não é tão conhecido no País. Aqui esse tipo de oleaginosa é conhecida também como castanha do Pará. A castanheira é considerada a rainha da floresta amazônica, uma vez que é capaz de atingir até 50 metros de altura e mil anos de idade.
Essa castanha se distingue das outras em razão de seu tamanho e textura, mas também devido às várias propriedades nutritivas e medicinais que possui. Ela é exportada para o mundo inteiro e o segredo para tanto apelo está justamente em sua composição química, repleta de elementos nutricionais para a saúde.
Apenas 30 gramas da castanha contêm 185 calorias, 4 gramas de proteína e 3 gramas de carboidratos. Ela ainda fornece 2 gramas de fibra por porção. Porém, o sucesso dela está ligado às grandes quantidades de selênio que contém. O selênio é considerado como parte do grupo de compostos chamados antioxidantes, importantíssimos para um coração saudável.
Os antioxidantes são conhecidos pela sua capacidade de impedir danos celulares e reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Um dos benefícios mais impressionantes do selênio foi descoberto por um estudo de cinco anos realizado na Universidade do Arizona e da Universidade de Cornell.
Segundo os dados obtidos nesse levantamento, os pacientes que receberam selênio apresentaram uma redução de câncer em níveis impressionantes: 63% no câncer de próstata, 58% no câncer de cólon ou retal, e 46% no câncer de pulmão. De acordo com nutricionistas, a quantidade diária recomendada de selênio é de 55 mg – o que equivale a aproximadamente uma semente de castanha de 200 a 400 mg.
Castanha do Brasil possui vários benefícios a saúde
Fique por dentro de outros benefícios que a castanha do Brasil (ou do Pará) oferece ao organismo:
1. Boas para o coração
Cálcio, magnésio e potássio estão presentes na castanha brasileira e podem ajudar a regular a pressão sanguínea sem fornecer alta quantidade de sódio. Isso significa que ela é uma ótima opção para fazer um lanche saudável.
2. Combater o colesterol
A fibra da castanha do Brasil é capaz de ajudar a reduzir o colesterol. A maioria das pessoas sabe, mas vale lembrar que o colesterol elevado está associado a doenças e outros problemas cardíacos.
3. Fonte de antioxidantes
Os antioxidantes ajudam a prevenir doenças e são especificamente ligados a um menor risco de doença cardíaca. É importante notar que tomar suplementos antioxidantes não fornece os mesmos benefícios que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes – outra boa razão para escolher esse alimento.
4. Não engorda
Mesmo que essa castanha seja rica em gordura, todos elas são gorduras saudáveis. E, graças à combinação de outros nutrientes, você realmente não precisa se preocupar em aumentar o seu peso corporal, desde que desfrute de porções adequadas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!