Relacionamento

Friendzone: confira dicas para escapar da zona da amizade

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

Há na sua roda de amigos alguém especial, com quem você gostaria de ter algo a mais? Nem sempre é fácil sair da friendzone, já que muitas vezes um certo receio de se declarar e perder o amor e a amizade ronda o imaginário das pessoas. Esse é um passo que deve ser dado da maneira certa e abaixo você pode conferir algumas dicas para isso.

 

Sair da zona de amizade

A expressão friendzone ganhou notoriedade na série Friends. Em um dos episódios da comédia (The One With The Blackout), o personagem Ross Geller está ansiando pelo amor da amiga Rachel e então Joey diz que ele esperou muito para isso e entrou na friendzone.

friendzone istock getty images doutíssima casal fazendo selfie

Primeiro passo para sair da zona da amizade é admitir que você está nela. Foto: iStock, Getty Images

Acontece que isso nem sempre é um problema, tanto que no final da série Ross e Rachel acabam juntos. Além disso, segundo um estudo feito por pesquisadores da University of Texas at Austin e da Northwestern University, quanto há mais tempo você conhece alguém, maiores são suas chances de ter algo a mais com essa pessoa.

 

Para chegar a essa conclusão eles entrevistaram aproximadamente 167 casais, questionando-os sobre há quanto tempo se conheciam e também se eles se consideravam amigos antes de começar a namorar. Em outras palavras, a ciência comprova aquilo que a ficção já retratara.

 

Dicas para sair da friendzone

Dentre as situações mais complexas que alguém pode se encontrar está a de ser um homem e sentir atração romântica ou sentimentos por uma mulher que somente o vê como um bom amigo. A boa notícia é que muitas vezes é possível reverter essa situação. Confira abaixo algumas dicas de como fazê-lo.

 

1. Admita que você está na friendzone

 

O primeiro passo para sair da zona da amizade é admitir que você está nela. Se você está dedicando todo seu tempo e atenção a alguém imaginando que sua fantasia pode virar realidade, seus instintos estão errados. Vocês não estão juntos ainda, certo? Então é hora de admitir o que está acontecendo e adotar uma abordagem diferente.

 

2. Mudar a forma como ele/ela vê você

 

Quando seu amigo/amiga olha para você, não consegue ver alguém com quem teria um envolvimento romântico real. Se ele ou ela vê você como um irmão ou um terapeuta, há um longo caminho a percorrer. Comece mudando o papel que você tem na vida da pessoa e assim ficará mais fácil pular fora da zona da amizade.

 

3. Confesse seus sentimentos

 

Há muitas maneiras de começar. Basicamente, você deve dizer como se sente e saber se é recíproco. Acontece que você precisa fazer isso cara a cara, em um ambiente tranquilo e em plena consciência. Jamais tente essa abordagem quando estiver bêbado ou então através de telefone ou computador.

 

4. Tenha sua própria vida

 

Pare de viver a vida da outra pessoa, estando sempre disponível para quando ela precisar. Procure fazer as suas coisas e, aos poucos, inclua alguns convites para fazer atividades que você gosta. Isso é válido especialmente se vocês fazem parte de um grande grupo de amigos – trata-se de uma excelente oportunidade para terem alguns momentos a sós.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!