Você nunca pegou em uma panela na mão e de repente se vê longe das casas dos pais, morando sozinho e não sabe sequer fritar um ovo. Como ninguém consegue sobreviver muito tempo só com macarrão instantâneo, é aprendendo a cozinhar que você vai levar uma vida mais saudável e saborosa.
Aprendendo a cozinhar: dicas básicas
Separamos algumas dicas para que você não faça feio na cozinha, mesmo que mal saiba ferver uma água.
1. Vá à feira
Descubra onde é a feira livre mais próxima da sua casa e conheça os ingredientes, pergunte. O preço é muito menor que nos supermercados e os alimentos são mais fresquinhos.
2. Não tenha medo
Veja vídeos na internet, compre livros de receita, mas não tenha medo de arriscar. Siga o passo a passo e cozinhe. Pode não dar certo no começo, mas com o tempo você pega a prática.
3. Respeite as medidas
Se você vai seguir uma receita, precisa respeitar as medidas. Está aprendendo a cozinhar e não sabe o que é uma colher de sopa ou uma xícara de chá? Compre medidores em lojas especializadas. Eles são baratos e vão ajudá-lo nesse começo.
Aprendendo a cozinhar: receitas básicas
Existem técnicas indispensáveis na cozinha que talvez você tenha vergonha de perguntar quando está aprendendo a cozinhar. Por isso, separamos alguns preparos simples que são um curinga na hora que bater a fome.
Arroz soltinho
O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água. Depois, coloque no óleo quente para fritar por cerca de cinco minutos e coloque sal a gosto. Para cada xícara de arroz, adicione duas de água. Depois não mexa mais, até a água secar. E está pronto.
Ovo frito
Use uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na mesa ou na panela. Utilize pouco óleo e, para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente. Ah, importante: não mexa o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo.
Bife
Coloque pouco óleo e deixe bem quente antes de adicionar o bife na panela. Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, consequentemente, deixa a carne mais suculenta.
Macarrão
Ferva uma panela com água e adicione uma pequena quantidade de óleo, sal e azeite. Depois, adicione o macarrão. Siga o tempo de preparo da embalagem e está pronto para adicionar o molho que você mais gosta.
Molho de tomate
Quer um molho bem simples para seu macarrão? Aqueça uma panela com azeite e doure um dente de alho picado. Adicione uma cebola picada e cozinhe até ficar transparente. Coloque tomates, sal e pimenta do reino.
Refogue por cinco minutos e adicione extrato de tomate. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Quando você estiver craque, pode adicionar uma carne, um frango ou um atum.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!