Receitas

Salada gourmet: saiba como preparar uma versão incrementada

Por Redação Doutíssima 17/10/2015

Normalmente verduras e legumes são secundários em uma refeição. Mas saiba que uma salada gourmet, com ingredientes refinados e complexos, pode tornar esse prato o protagonista de uma refeição entre amigos e família.

salada gourmet-shutterstock-doutíssima

A mistura de ingredientes simples pode resultar em um sabor diferenciado. Foto: Shutterstock

Receita de salada gourmet

Adicionados alguns elementos gourmet, a salada pode ganhar novos sabores e deixar de ser obrigação (por questões de saúde) e se tornar um verdadeiro prazer à mesa. E as opções de adicionais para dar mais sabor às misturas de folhas são inúmeras.

Castanhas picadas, alcaparras, azeite trufado, semente de girassol, cogumelos frescos, anchovas e sardinhas, ervas da Provence, muçarela de búfala, frutas, redução de azeite balsâmico e flor de sal são apenas algumas sugestões para contribuir com o sabor e com os nutrientes de uma salada gourmet.

Ficou com água na boca? Confira a receita especial que a equipe do Doutíssima separou para você.

Mix de folhas especial

Ingredientes

Mistura de folhas (alface roxa, alface americana, rúcula ou couve chinesa)

Brotos

Queijo de cabra ou queijo brie

Mel

Nozes

Modo de preparo

Corte as folhas no tamanho desejado e as coloque no prato em que vai servir. Corte o queijo em cubos ou pedaços de tamanho ideal para caber em uma garfada.

Em uma frigideira antiaderente bem quente, coloque as nozes e deixe que torrem levemente, soltando um aroma especial. Desligue o fogo e adicione de uma a duas colheres de mel na panela. Deixe em infusão por alguns minutos e despeje tudo sobre a salada no momento de servir. Está pronta!

Entenda a gourmetização

No início, eram apenas ingredientes diferenciados e refinados que faziam de um prato uma refeição gourmet. Mas para acompanhar essa moda gastronômica, o raio gourmetizador atingiu os mais variados alimentos.

Não entendeu? A expressão raio gourmetizador é uma gíria da internet para identificar quando alguma coisa, principalmente comida, ganha uma descrição mais requintada, mesmo sendo algo simples. A carrocinha de cachorro quente agora é food truck e o pão com salsicha ganhou opcionais que fizeram seu preço quase dobrar.

Quer ver como a gourmetização está ao seu redor? O brigadeiro agora é de chocolate belga, com pistache ou castanhas. O picolé virou uma paleta mexicana com recheio. Já o caldo de galinha caipira pode ser encontrado com o nome de caldo artesanal de frango.

Mas, apesar dessa excessiva necessidade em criar nomes novos e refinados para coisas que já existem, a gourmetização trouxe novidades para a cozinha e para o paladar dos brasileiros. Ingredientes que antes eram dispensados, hoje dão as caras de vez em quando.

Até o misto quente, que você faz em casa quando não tem tempo de preparar qualquer outra refeição, pode ficar um pouquinho mais interessante. Trocar o tradicional muçarela por um queijo diferente, como gouda, transforma o seu pãozinho recheado e aquecido. Adicionar orégano também faz mil maravilhas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!