Dia a Dia > Motivação

Colônia de férias: veja dicas para escolher a melhor opção

Por Redação Doutíssima 25/10/2015

Não sabe como manter as crianças ativas e entretidas durante a pausa no calendário escolar? Inscrevê-las em uma colônia de férias pode ser a solução ideal para toda a família.

 

Colônia de férias: o que cuidar

As colônias de férias são programações e atividades voltadas para crianças e famílias durante o verão enquanto os pequenos não têm aula. Elas geralmente são organizadas pro clubes, associações ou até escolas.

colonia-de-ferias-doutissima-istock-getty-images

Colônia de férias pode ser a solução ideal para toda a família durante o verão. Foto: iStock, Getty Images

Na colônia de férias é possível praticar esportes, apender novas brincadeiras, ter maior contato com a natureza e fazer novos amigos, fora do círculo social do colégio. Algumas programações incluem acampamento ou até estadia em locais afastados e sem o contato próximo com os pais.

 

As programações para crianças mais velhas e pré-adolescentes são as que mais exigem esse distanciamento da família. Por isso, é muito importante conhecer bem a colônia de férias antes de dar tchau para os filhos.

 

Informe-se sobre todas as atividades oferecidas, como são os alojamentos, que tipo de estrutura o local de permanência oferece e como será a alimentação. Além disso, é importantíssimo saber como entrar em contato com os filhos ou como eles poderão falar com você em casos de emergência.

 

Se a colônia de férias que mantém as crianças fora de casa não é ideal para seus filhos, também existem locais que oferecem atividades durante o dia. Basta deixar os pequenos pela manhã e buscá-los no final do dia. Alguns locais oferecem o transporte porta à porta no pacote de serviços.

 

Outro passo importante ao inscrever a garotada na programação é informar os responsáveis sobre qualquer necessidade especial. Pais de crianças que têm alergias a alguns alimentos ou a picadas de insetos devem ter cuidado especial ao cogitar uma colônia de férias.

 

Saber quem são os profissionais responsáveis pelo cuidado e entretenimento das crianças no período de férias também é outro ponto a ser levado em conta. Pergunte sobre as especialidades dos envolvidos, se há alguém com conhecimentos de enfermagem, esportes ou com formação na área de ensino.

 

Onde inscrever os pequenos 

Procure os serviços oferecidos por clubes e associações onde você mora ou no local onde vai estar nas férias. Em muitas cidades a própria prefeitura oferece programação de verão para que os pequenos não fiquem o tempo todo em casa.

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece uma rede de mais de 40 hotéis e pousadas com preços e atividades variadas em todas as regiões do Brasil. E a programação não inclui só os pequenos: há atividades para toda a família.

 

O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece um serviço similar em alguns Estados brasileiros. Para poder inscrever-se nesses programas de férias é preciso ser associado da entidade e procurar fazer as reservas com antecedência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!