Relacionamento

Confira dicas para curar a dor de cotovelo e seguir em frente

Por Redação Doutíssima 27/10/2015

Você aposta todas as suas fichas em um relacionamento e, de repente, ele acaba. Quando isso acontece muitas vezes é inevitável sentir uma enorme dor de cotovelo e achar que sua vida amorosa acabou. Acontece que isso não é verdade. Basta dar-se um pouco de tempo para compreender o relacionamento passado e se preparar para o melhor que ainda está por vir. 

dor de cotovelo shutterstock doutissima

É normal sentir uma enorme dor de cotovelo ao fim de um relacionamento. Foto: Shutterstock

 

Como superar uma dor de cotovelo

As pessoas experimentam uma ampla gama de emoções quando um relacionamento termina e, normalmente, a mesma maneira ou tempo que cada uma leva para superar isso varia bastante. Nesse período é comum sentir-se no fundo do poço, com uma terrível dor de cotovelo – sentimentos de depressão, frustração e decepção com a vida. Porém, é preciso seguir em frente.

 

De acordo com pesquisadores da Kingston University, de Londres, mulheres são significativamente mais felizes do que os homens por até cinco anos após o término de seus relacionamentos. Isso acontece mesmo depois de impactos financeiros negativos. Uma explicação possível para o aumento de alegria? Os pesquisadores dizem que pode ser porque elas se sentem “mais livres” depois de terminar relações infelizes.

 

Quando uma relação termina porque houve traição, também é natural experimentar sentimento de rejeição. Essa pode ser uma experiência devastadora, que dispara raiva e tristeza, além de derrubar nossa autoestima. Do mesmo modo, aqui é importante perceber que essa é uma parte normal do luto e que há vários passos que podem ser tomados para recomeçar e olhar para frente uma vez mais.

 

Como seguir em frente depois do fim

O fim de um relacionamento deve ser visto como um processo que tem várias etapas. Para superar e seguir em frente, é preciso passar por todos eles com sucesso. Se você não sabe por onde começar, essas dicas podem ajudar a ver uma luz do fim do túnel. Confira.

 

1. Sinta seus sentimentos

 

Não ignore o que você está sentindo porque isso pode gerar medo do amanhã. Uma maneira de descarregar as emoções é escrever aquilo que talvez seja muito difícil de dizer em voz alta.

 

2. Envolva-se com momentos felizes

 

É importante dedicar um tempo para as coisas boas da vida. Pode ser uma xícara de chá com um amigo, caminhar no parque, arrumar o cabelo. Foque em atividades que gosta e que deixam você feliz. Ficar ao lado de pessoas felizes e que fazem sorrir muitas vezes auxilia bastante.

 

3. Pare com a obsessão

 

Pensamentos obsessivos sobre o porquê deu errado devem parar agora. A melhor maneira de fazer isso é dizer “basta” para si mesma. Isso interrompe o processo de pensamento obsessivo e quebra o ciclo da dor. Imediatamente, redireciona seus pensamentos a algo bom que está acontecendo em sua vida.

 

4. Ajude outras pessoas

 

Pode parecer estranho, mas as pessoas mais felizes são aquelas que doam atenção aos outros. Quando você está deprimida, ansiosa ou estressada, há um alto grau de foco em si mesma. Concentrando-se nas necessidades dos outros você, literalmente, ajuda a mudar pensamento e humor de vitimização para seguir em frente.

 

5. Deixe seu coração aberto

 

Haverá uma “próxima vez” e um outro relacionamento. É crucial que você não fique presa ao passado. Depois que passou pelo processo de luto, concentre-se em você e, é claro, deixe seu coração aberto para novas experiências.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!