Receitas

Receita de torta de liquidificador é opção para matar a fome

Por Redação Doutíssima 03/11/2015

Sem ideias para o jantar ou o lanche da tarde? Uma receita de torta de liquidificador pode ser uma boa opção. Com a utilização de ingredientes que você têm em casa e bastante fácil de fazer, esse prato é uma boa maneira de incluir itens saudáveis em sua dieta.

 

Comer saudável não precisa ser difícil

Para quem não consegue adicionar legumes e vegetais ao cardápio, vale a pena buscar receitas que adicionem esses ingredientes de forma o eficaz.

 

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso comer pelo menos 400 g (5 porções) de frutas e vegetais por dia para reduzir o risco de doenças não transmissíveis e ajudar a garantir uma adequada ingestão de fibra dietética.

receita de torta de liquidificador istock getty images doutíssima

Torta de liquidificador é uma forma de adicionar legumes e hortaliças ao cardápio. Foto: iStock, Getty Images

A ingestão insuficiente de frutas e hortaliças é estimada como a causa de cerca de 14% das mortes por câncer gastrointestinal, 11% das mortes por doença isquêmica do coração e 9% das mortes por acidente vascular cerebral, segundo a OMS.

 

Por isso, ao fazer uma torta de liquidificador, é preciso levar em conta a escolha dos ingredientes, optando por itens saudáveis e que adicionem vários nutrientes à receita. Legumes e hortaliças são as melhores opções, assim como peixes como o atum, que é rico em ômega 3, vitaminas e minerais, como ferro e magnésio.

 

Além disso, trocar a farinha branca por opções mais saudáveis também pode ser uma ótima maneira de colocar esse alimento a favor da saúde. Você pode substituí-la por farinha integral, farinha de arroz ou outra que você tenha em casa. Quer mais um motivo para não tirar essa torta do seu cardápio? Ela é muito fácil de fazer.

 

Basta colocar todos os ingredientes da massa no liquidificador, bater uns minutinhos e montar com um recheio à sua escolha. Você terá uma refeição completa, com carboidratos, proteínas, legumes e hortaliças.

 

Basta acompanhar com uma saladinha e pode ser uma ótima opção para o jantar. É possível ainda fazer porções individuais e levar esse lanche saudável no trabalho ou até mesmo mandá-lo como merenda para a escola das crianças.

 

Receita de torta de liquidificador

Fazer uma torta salgada no liquidificador não tem mistérios, basta selecionar o que você tem na sua geladeira e começar. Uma boa opção é fazer a versão integral, que é muito saborosa e muito nutritiva.

 

Ingredientes:

 

– Para a massa:

 

1 xícara de aveia em flocos

2 xícaras de farinha de trigo integral

2 xícaras de leite desnatado

1 xícara de óleo

3 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

Sal marinho a gosto

 

– Para o recheio

 

1 lata de ervilha

1 abobrinha

1 cenoura

2 tomates picados

1 lata de atum

 

Modo de preparo:

 

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea – adicione o fermento por último. Preaqueça o forno a 200°C e em uma frigideira com pouco óleo refogue ligeiramente os legumes, certificando-se que eles fiquem al dente.

 

Unte uma assadeira, coloque a metade da massa e adicione o recheio. Então, cubra com o restante da massa e para finalizar pode colocar algum tempero seco e, se quiser, um pouco de queijo ralado. Asse por 30 minutos ou até que ela fique dourada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre a receita de torta de liquidificador? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!