Clínica Geral

Exercícios vocais: veja técnicas que ajudam a melhorar a voz

Por Redação Doutíssima 09/11/2015

No Dia do Fonoaudiólogo, celebrado em 9 de dezembro, lembrar sobre os cuidados com as cordas vocais é primordial. Principalmente para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, os exercícios vocais diários são grandes aliados para ficar longe da rouquidão, coceira na garganta e dor na hora de falar.

Professores, cantores, locutores, atores e vendedores são apenas alguns dos profissionais que dependem da voz no cotidiano. A boa notícia é que, incorporando técnicas no dia a dia, é possível melhorar e manter a saúde das cordas vocais. Que tal conhecer alguns exercícios vocais?

exercícios vocais istock getty doutíssima

técnicas para aprimorar a voz devem ser feitas ao longo do dia. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de exercícios vocais

As técnicas para aprimorar a voz devem ser feitas ao longo do dia e podem ser desempenhadas em qualquer local. O ideal é consultar um fonoaudiólogo que prescreva métodos específicos para cada um. Entretanto, você pode começar com alguns exercícios vocais mais suaves em casa.

Durante a noite, como as cordas vocais não são utilizadas, é comum o acúmulo de secreção. Para retirá-lo, o primeiro passo é despertar a voz pela manhã. Ao acordar, cantarolar com a boca fechada é uma ótima alternativa para começar a trabalhar a voz. Uma opção é imitar o formato de um bocejo para fazer esse exercício: o céu da boca no alto e a língua para baixo.

Para quem utiliza muito a voz, um método eficaz é a vibração da língua. Na hora de fazer esse exercício, imite o som do toque do telefone: “trrrrr”. Mas a imitação precisa ser de forma natural, sem forçar a garganta. Pronuncie os erres até que o ar acabe. Faça essa atividade todos os dias por alguns minutos. Também aposte na vibração dos lábios: é a mesma lógica anterior, porém, com o som “brrrrr”.

O relaxamento das cordas vocais também é importante. Respire de forma pausada e movimente a cabeça para a esquerda e direita lentamente. Feito isso, aproveite para movimentar os ombros de forma circular, para trás e para frente.

Além dos exercícios vocais, invista nas técnicas de respiração, que devem ser praticadas antes do uso intenso da voz, principalmente para cantar.

Mantenha uma boa postura e inspire pelo nariz, enchendo o abdômen de ar. Evite inspirar pela boca, pois ela não filtra o ar e as impurezas podem prejudicar o aparelho respiratório. Não fique com a barriga encolhida, pois os movimentos do diafragma são essenciais.

exercícios vocais infográfico doutíssima

O que deve ser evitado

Alguns erros comuns devem ser excluídos de sua rotina para não prejudicar a voz. Evite pigarrear, pois isso causa atrito nas cordas vocais – o que pode gerar pequenas lesões. O ideal é consultar um especialista, pois o pigarro pode estar relacionado a refluxo e alergias.

Gritar e sussurrar deve ser feito apenas quando necessário. O sussurro, por exemplo, requer muito esforço das cordas vocais, resultando em um desgaste que poderia ser evitado. Já o grito prejudica as pregas pela passagem rápida de ar. Além disso, evite falar por muito tempo sem beber água, pois a hidratação é fundamental para evitar o ressecamento na garganta. 

Procure não permanecer em ambientes com ar condicionado por muito tempo, pois também leva ao ressecamento. Se isso for inevitável, o consumo de água deve ser constante. Entretanto, evite as bebidas geladas.

Em casos de incômodos, procure um médico. Não utilize pastilhas, anestésicos e sprays sem ter a recomendação de um especialista.

Em relação à alimentação, diminua a ingestão de alimentos gordurosos, principalmente antes de usar a voz. Nessa hora, a maçã é uma ótima opção, pois limpa o trato vocal. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!