Motivação

Confira 4 ideias criativas para decorar a mesa de Natal

Por Redação Doutíssima 11/11/2015

Decorar a mesa de Natal pode ser uma tarefa assustadora. Escolher esquemas de cores ou um tema muitas vezes é cansativo e desgastante.

As mesas de Natal devem ser bonitas e funcionais e, por isso, é preciso encontrar a inspiração ideal. Usando itens disponíveis em sua casa é possível deixá-las lindas e cheias de estilo nessa data tão especial.

mesa-de-Natal-istock-getty-images

Com criatividade e disposição é possível deixar a mesa decorada e linda para o Natal. Foto: iStock, Getty Images

Como decorar a mesa de Natal

A noite de Natal é uma das datas mais esperadas do ano. Nesse dia, as famílias se reúnem para compartilhar um jantar especial e nada mais indicado de deixar a decoração da mesa à altura.

Caso queira surpreender familiares e não sabe por onde começar, algumas ideias são capazes de ajudar a compor a decoração. Antes de começá-la, é importante organizar o ambiente: se a mesa não é grande, procure uma que sirva de apoio para servir o jantar ou expor as sobremesas.

Pense em uma forma de servir que seja confortável para você e seus convidados. Fazer o jantar à francesa é uma boa alternativa. Porém, lembre-se que levar os pratos já montados para cada convidado talvez seja difícil se há um número grande de pessoas para jantar – nesse caso, o melhor é dispor os alimentos da ceia em aparador ou mesa de apoio.

O espírito natalino das pessoas já foi objeto de alguns estudos científicos que buscaram relacioná-los com características psicológicas. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Environmental Psychology, ele é mais presente em pessoas de maior sociabilidade e aparência mais aberta.

Dicas para decoração da ceia de Natal

Algumas dicas podem ajudar a deixar a ceia ainda mais charmosa. Veja algumas delas:

  1. Invista nas cores

Se você não tem ideia por onde começar a decoração da mesa, inicie pela escolha das cores. É possível escolher itens em vermelho e verde, que caracterizam bem a temporada natalina.

Essas cores podem estar em pratos, trilhos de mesa, guardanapos, entre outros. É válido também fazer outras combinações – dourado ou prata também são cores bastante charmosas.

2. Use o clássico

Uma forma de montar a mesa de Natal sem gastar muito é usar itens já disponíveis em casa. Por exemplo, é possível transformas as bolinhas da árvore em um arranjo de mesa quando dispostas em um vaso branco transparente.

Além delas, as pinhas são ótimas para decorar a mesa e você pode usá-las também em um arranjo ou dispostas aleatoriamente.

3. A decoração faz parte do jantar

Uma forma de dar mais charme à ceia de Natal é a forma de servir o jantar. A decoração dos pratos precisa ser impecável e você pode fazer isso de diversas maneiras.

Primeiro, procure usar os próprios alimentos para decorá-los, já que frutas e legumes são capazes de virar ótimos itens decorativos. E não esqueça de compor a mesa com um lindo arranjo de frutas e flores, cortando-as de forma criativa.

4. Aposte nas velas

Tire vantagem dos aromas, fazendo de uma vela vermelha perfumada seu centro de mesa. Corte e faça uma cama com ramos verdes artificiais.

Coloque a vela no centro dos ramos e espalhe uma coleção de enfeites coloridos, sinos e pinhas em torno dos ramos. Decore com fita se desejar. Certifique-se de nunca deixar uma vela acesa sem vigilância.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!