Motivação

Black Friday: como evitar furadas na temporada de descontos

Por Redação Doutíssima 13/11/2015

Todos os anos compradores encontram grandes descontos na Black Friday. Não importa se você está procurando uma novidade tecnológica ou aquela roupa perfeita, é possível encontrar algumas de suas melhores ofertas nesse dia. Acontece que também é preciso atenção para não entrar em uma furada ou acabar ficando no vermelho.

 

Um dia que promete descontos incríveis

Já imaginou um dia onde em todas as lojas é possível encontrar muitas ofertas em diversos itens? Pois ele existe! Criado nos Estados Unidos, o Black Friday foi adotado por vários países do mundo inteiro, inclusive o Brasil. Ele acontece sempre na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças e, nos Estados Unidos, é uma das ocasiões em que o comércio fica mais movimentado no ano.

Black Friday sign on price tag

É preciso atenção para não entrar em furada ou ficar no vermelho por causa do Black Friday. Foto: iStock, Getty Images

Esse termo foi cunhado na década de 60 para marcar o pontapé inicial para a temporada de compras de Natal. Significa lucro, em oposição ao vermelho que indica perda. Curiosamente, se tornou o maior dia de compras do ano. Entre 1993 e 2001, por exemplo, ficou em quinto e décimo na lista dos mais movimentados dias de compras.

 

Nesse dia os clientes fazem filas para buscar a mercadoria tão cobiçada. Sim, eles podem esperar horas para entrar em uma loja para conseguir as melhores ofertas. Apesar de todo o estresse da espera, as ofertas de Black Friday são capazes de ter um efeito positivo física e mentalmente – principalmente se forem oferecidos cupons de desconto.

 

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Claremont Graduate, a oferta de cupons é capaz de causar uma sensação imediata de relaxamento nos consumidores. Para chegar a essa conclusão os pesquisadores mediram os níveis de oxitocina em um grupo de compradores do sexo feminino após dar-lhes um cupom.

 

Os resultados mostraram que há um aumento dos níveis desse hormônio em alguns consumidores – ele está ligado a sentimentos de amor e confiança. Justamente por isso a atenção precisa estar redobrada nessas oportunidades: como os hormônios não trabalham como deveriam, podem fazer você entrar numa furada.

 

Como comprar bem no Black Friday

Algumas dicas podem ajudar a fazer boas compras nesse dia, evitando que você seja enganado ou entre no vermelho. Confira:

 

– Lista

 

Para não perder tempo e não comprar mais do que deveria, faça antes uma lista com itens que gostaria de comprar. Procure em sites os respectivos preços, evitando assim cair em ciladas. Em edições passadas, houve casos de lojas que maliciosamente subiram o preço dos produtos para só então aplicarem os descontos.

 

– Lojas certificadas

 

As lojas on-line que participam desse dia devem seguir um código de ética criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Acho um bom preço? Antes de fechar negócio verifique se o estabelecimento possui o “Selo Black Friday Legal”.

 

– Orçamento

 

Faça um orçamento do quanto pode gastar antes de sair atacando os itens que deseja. Lembre-se que no calor do momento talvez você não se atente a isso e parcele um alto valor no cartão de crédito – parece pouco, mas não é. Estipulando a si mesma um limite de gastos, é possível curtir esse dia de ofertas com segurança.

 

– Frete

 

Quando comprar um produto on-line não esqueça de verificar o valor do frete. Muitas vezes acontece de ele exceder o custo final do próprio produto caso você o comprasse em uma loja física. Portanto, evite essa surpresa desagradável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!