Cabelos

Cabelos no verão exigem cuidados redobrados: confira dicas

Por Redação Doutíssima 13/11/2015

O verão é a estação do alto astral, mas nem por isso é ideal deixar de lado os cuidados com os fios. Principalmente porque é na temporada de calor que as madeixas ficam mais expostas a fatores externos como o sol, a água do mar e o cloro da piscina, principais responsáveis pelo desgaste dos cabelos no verão.

 

Não é à toa que as mulheres percebem um ressecamento maior nos fios durante a temporada de altas temperaturas. O consultor do Instituto Embelleze Allison Lima ensina que o ideal é sempre se prevenir para evitar problemas difíceis de serem contornados depois.

 

“Reparar os estragos nos fios ocasionados pelo verão pode dar trabalho e pesar no bolso. Por isso, é importante que a mulher tenha alguns cuidados preventivos com os cabelos enquanto curte as férias”, sugere Lima.

cabelos no verao shutterstock doutissima

É importante que a mulher tenha alguns cuidados preventivos com os cabelos durante o verão. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas para proteger os cabelos no verão

O expert Alisson Lima dá algumas dicas para a época:

 

Leave-in

 

Para proteger os fios do calor, o ideal é aplicar um leave-in com fator de proteção solar em todo o cabelo, sempre antes de ir à praia ou entrar na piscina. Ele vai fazer uma cobertura nas madeixas, ajudando a preservar sua nutrição. “Para que o produto alcance todo o cabelo, o ideal é aplicá-lo utilizando uma escova ou pente”, explica Lima.

 

O expert lembra, ainda, que ao sair do mar ou da piscina é importante reaplicar o produto. Mas não sem antes enxaguar os fios com água doce.

 

Lavagem

 

É natural que os cabelos no verão fiquem com resíduos de areia, sal e cloro. Por isso, uma boa lavagem é muito importante. Segundo o consultor, é preciso investir em bons shampoos e condicionadores. “O ideal é usar uma linha específica para o verão, pois ela possui maior proteção solar”, destaca.  

 

Hidratação

 

O sol quente deixa os fios ressecados e, por isso, a hidratação é fundamental no verão. A recomendação do especialista é fazer uma máscara uma vez por semana, para blindar as madeixas e evitar que se quebrem facilmente.

 

“O creme hidratante deve ser comprado de acordo com o seu tipo de cabelo – oleoso, tingido ou  ressecado – e precisa ser aplicado em todo o comprimento. É só deixar agir de acordo com o tempo indicado na embalagem e depois enxaguar”, explica o consultor.

 

Cuidados indispensáveis na estação

Diante dos fatores agressivos aos quais os fios ficam expostos no verão, é importante reconsiderar alguns hábitos. Por exemplo: ao desembaraçar as madeixas, utilize um creme para pentear e elimine os nós de forma suave, para evitar que elas fiquem quebradiças. Esqueça o hábito de prender os cabelos molhados, pois isso também ocasiona quebras.

 

O calor excessivo da chapinha e do secador de cabelos devem ser motivo de alerta. “O ideal é deixar o uso desses aparelhos de lado durante o período de praia e piscina”, recomenda o especialista, pois, quando aliados com o calor do sol, eles podem ressecar e tirar todo o brilho e a maciez dos fios.

 

Para quem não abre mão dos equipamentos modeladores, Lima traz uma dica para diminuir os danos. “Utilize um bom protetor térmico nos fios úmidos e use o secador em temperatura morna. Finalize com um óleo reparador em todo o comprimento e pontas”, conclui.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!