Estética

Guia de verão: como encarar problemas de beleza da estação

Por Redação Doutíssima 13/11/2015

As estações quentes são ideais para colocar o corpo em contato com a natureza: visitar parques, frequentar a praia e absorver o calor do sol. Mas essa exposição ao ar livre requer alguns cuidados. Por isso, seguir um guia de verão com dicas para aproveitar o melhor da temporada com a beleza em alta é uma boa opção.

 

A cosmetóloga Fernanda Sanchez lembra que o contato direto com o sol precisa ser bem monitorado, caso contrário pode ocasionar vários problemas de beleza e, principalmente, de saúde. “Desidratação, ressecamento da pele, do cabelo e das unhas são algumas consequências”, ressalta ela. Mas como evitar esses problemas?

guia de verão shutterstock doutissima

Na hora de se expor ao sol, não esqueça da proteção contra os raios UVA e UVB. Foto: Shutterstock

 

Guia de verão: dicas para ficar linda

Além de contribuir com o ressecamento da pele, o sol pode ocasionar manchas como sardas hiperpigmentadas ou brancas e melasmas, que podem até evoluir para um câncer de pele. “Por isso, o corpo inteiro deve ser protegido, inclusive os pés e o couro cabeludo, que às vezes podem ser esquecidos”, aponta Fernanda.

 

É importante, também, hidratar e proteger os fios de cabelo e as regiões da pele depiladas. A dica é usar um leave-in com fator de proteção contra raios solares nas madeixas e aplicar máscara hidratante no corpo. “Afinal, esse é um período de desconforto por conta dos pelos encravados: nem sempre a pele da virilha ou das axilas fica lisinha como todas gostariam”, diz.

 

Além de investir nos hidratantes, uma boa alimentação também ajuda a manter o visual em alta no verão. “O consumo de frutas, verduras e muita água ajuda a nutrir a pele e o cabelo de dentro para fora”, enfatiza a especialista. De acordo com ela, os filtros solares devem ser aplicados, no mínimo, 30 minutos antes da exposição ao sol.

 

Fernanda lembra, também, que os produtos de hidratação devem ser usados sempre antes e depois da exposição ao sol. “O ideal é optar por cosméticos com composições adequadas ao verão. Eles vão fazer uma nutrição mais adequada”, indica.

 

Dicas para recuperar a beleza

Se a sua pele e os seus cabelos já estão sofrendo com os fatores externos agressivos do verão, vale a pena seguir algumas dicas de especialista para colocar a beleza de volta nos trilhos. “Minha sugestão é usar produtos com silicone nos fios. Eles diminuem a perda de hidratação, pois formam uma película de proteção”, aponta Fernanda.

 

Caso você encontre dificuldades para contornar esses incômodos estéticos em casa, procurar a ajuda de um especialista é sempre uma boa opção. “Buscar um profissional para fazer uma hidratação facial e corporal mais potente ajuda a recuperar a beleza”, diz a cosmetóloga.  O mesmo vale para os cabelos: uma ida ao salão pode transformar seu look.

 

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, uma dica para reduzir os danos do verão é usar chapéus. “Tecidos em algodão retêm até 90% dos raios UV. Em conjunto com os filtros solares, eles fornecem melhores resultados de proteção para pele e cabelos”, complementa ela.

 

Na hora de escolher um filtro solar, Fernanda dá a dica: “Escolha produtos que protejam contra os raios UVA e UVB com fator de proteção solar mais alto. Quando estiver exposta ao sol, reaplique o filtro a cada duas horas”, conclui.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre o guia de verão? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!