Motivação

Décimo terceiro: veja dicas para investir o dinheiro

Por Redação Doutíssima 14/11/2015

O final do ano está relacionado a uma série de acontecimentos, inclusive a chegada de um dinheirinho extra pelo décimo terceiro. Mas antes de ter a grana em mãos, que tal pensar na melhor forma de investir pelo menos parte desse bônus?

A economia brasileira está em momento de crise, uma situação que atinge a todos. Consumidores têm menos poder de compra por causa do aumento do preço de necessidades básicas do dia a dia e o varejo está lucrando menos. O momento é favorável para a organização do orçamento e contenção de despesas, mesmo com o salário extra.

decimo-terceiro-doutissima-istock-getty-images

Décimo terceiro deve ser usado para quitar dívidas caso você as tenha. Foto: iStock, Getty Images

Segundo Ricardo de Souza Leão, economista e docente da Universidade Feevale, o décimo terceiro pode mudar temporariamente o cenário econômico atual. Avaliando o montante de dinheiro que entrará em circulação, ele acredita que esses valores podem movimentar e dar ânimo à economia brasileira nesse final de ano.

O que fazer com o décimo terceiro

O especialista vai direto ao ponto mais sensível do bolso da população: as dívidas. O décimo terceiro deve ser usado para quitá-las caso você as tenha. A do cartão de crédito tem prioridade em razão dos juros elevados. Em seguida, cheque especial, crediário de lojas, prestações de imóveis e demais contas devem ser quitadas.

Com o nome limpo e a consciência tranquila, o que sobrar do décimo terceiro pode ser usado para as compras de final de ano. Ricardo aconselha o pagamento à vista e com bom desconto, que pode ser adquirido com muita pesquisa e negociação.

Outra dica do especialista é não perder a oportunidade da grana extra e se preparar para algumas contas que surgem no início do próximo ano. IPVA, IPTU e seguros são valores que costumam pesar bastante no bolso do consumidor.

Prever outros gastos futuros faz parte do controle do orçamento familiar, então antes de determinar o que fazer com o que sobrou do décimo terceiro depois de quitar dívidas, tente avaliar se você vai precisar de alguma parte desse dinheiro em breve.

Como investir o décimo terceiro

A poupança, apesar de ser considerada um investimento, não é favorável porque seus rendimentos não acompanham o crescimento da inflação. Mas, para quem não tem recursos para investir a médio ou longo prazo, é uma ótima estratégia para guardar o dinheiro que sobra.

Ricardo recomenda que aqueles que têm um orçamento familiar equilibrado podem usar o décimo terceiro como um recurso de investimentos para o futuro. Fundos CDI, tesouro direto, debêntures e algumas outras opções são ideais para fazer esse extra render.

O especialista indica buscar a melhor opção junto a um consultor financeiro bancário que possa explicar o funcionamento de cada uma das alternativas e apresentar estatísticas e sugestões para o seu perfil de investimento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!