Receitas

Bolinho de chuva de cappuccino: receita é fácil de preparar

Por Redação Doutíssima 15/11/2015

O bolinho de chuva tem sabor e cheiro de infância e, apesar de o nome indicar que deveria ser consumido em ocasiões de mau tempo, o quitute é opção de lanche tanto em dias de sol quanto de chuva.

 

Parte da história e do mercado nacional

Esse bolinho está na mesa dos brasileiros há muito tempo. De acordo com registros de alimentação, ele passou a ser consumido como conhecemos hoje quando o trigo se popularizou, isso no século XIX.

bolinho de chuva shutterstock doutissima

Tradicional receita de bolinho de chuva ganhou versões incrementadas para o lanche da tarde. Foto: Shutterstock

 

Obras literárias como História da Alimentação no Brasil, de Luís Câmara Cascudo, descreve que a massa desse quitute é semelhante à do sonho, uma iguaria portuguesa. E que o bolinho surgiu das escravas e era chamado de “bolinho de negra”.

 

Mais tarde, o bolinho de chuva ganhou espaço entre os brasileiros com a Tia Nastácia, personagem criada por Monteiro Lobato que fazia parte do programa infantil Sítio do Picapau Amarelo e esbanjava dom para a culinária.

 

Essa comida não foi só lucrativa e explorada pela a literatura. Uma multinacional investiu em versões incrementadas desse bolinho como a receita que leva cappuccino. Em 2012, essa organização teve o faturamento de R$ 816 milhões.

 

Bolinho de chuva de cappuccino

É hora do óleo chiar na panela e prepararmos o bolinho de chuva de cappuccino. A receita também leva a tradicional canela, objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Estadual Ball, localizada em Indiana, Estados Unidos.

 

Na pesquisa divulgada em 2013, os cientistas chegaram a conclusão que a canela reduz a concentração de açúcar no sangue, diminuindo os riscos de diabetes.

 

Ingredientes:

 

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)

½ xícara (chá) de açúcar refinado (90 g)

1 pitada de sal (0,5 g)

1 colher (chá) de fermento em pó (2 g)

2 colheres (sopa) de cappuccino em pó (19 g)

2 colheres (sopa) de manteiga derretida (24 g)

1 ovo médio (50 g)

2 xícaras (chá) de óleo de soja para fritar (400 g)

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro ou açúcar gelado (20 g)

2 colheres (chá) de canela em pó (3 g)

 

Modo de preparo:

 

Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento em pó. Reserve. Em outro recipiente, misture o cappuccino com ½ xícara (chá) de água. Junte a manteiga e o ovo e bata por 1 minuto. Despeje na tigela com os ingredientes secos e misture até a massa ficar homogênea.

 

Aqueça o óleo em uma panela. Aos poucos coloque as colheradas da massa e frite, jogando óleo sobre a massa com uma escumadeira. Retire e ponha sobre toalha de papel. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro misturado com a canela.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!