Qualidade de vida

Conciliação: como solucionar conflitos e desavenças

Por Redação Doutíssima 15/11/2015

Para quem tem conflitos com alguém, a conciliação pode ser uma excelente forma de solucioná-los. Tomar a iniciativa e fazer as coisas desse modo também tem reflexos positivos na saúde e no bem-estar, segundo diversos estudos. Acontece que para isso é importante saber como fazer a aproximação correta e criar um ambiente ideal para a negociação.

 

Esse método alternativo muitas vezes também é mais rápido do que levar o problema a outras instâncias, como um processo judicial. De acordo com o relatório Justiça em Números elaborado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil começou 2014 com um total de 70,8 milhões de processos não resolvidos e a tendência é que esse número aumente.

conciliação shutterstock doutissima

Perdoar e solucionar conflitos refletem positivamente no bem-estar psíquico. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios da conciliação

Como o Poder Judiciário não consegue dar conta da demanda de conflitos que chegam até eles, buscar diretamente a conciliação relativa a um problema pode ser uma solução mais rápida. Além disso, se você tomar essa iniciativa isso é capaz de ter reflexos positivos na sua saúde e no seu bem-estar.

 

De acordo com um estudo publicado no Journal of Behavioral Medicine, perdoar e buscar conciliar eventuais desavenças aumenta a expectativa de vida das pessoas se elas fazem isso independentemente da aceitação do próximo. Em outras palavras, o ideal é que você tome a iniciativa e busque resolver o problema – e não aceite a ideia e aguarde o outro dar o primeiro passo.

 

Além disso, perdoar e resolver os conflitos refletem positivamente no seu bem-estar psíquico, conforme uma pesquisa divulgada no Journal of Health Psychology. Os pesquisadores descobriram que tomando essa atitude as pessoas diminuem os níveis de estresse e também suas consequências a longo prazo em termos de saúde mental.

 

Como resolver os problemas?

Diversas questões podem ser acertadas através da conciliação, bastando adotar os passos corretos. Confira algumas situações e dicas de como resolvê-las.

 

– Vizinhos

 

Discussões entre vizinhos são bastante comuns e muitas vezes dizem respeito a barulho, árvores e limites de propriedade. Pois adotando alguns pequenos passos é possível resolver todas elas sem chegar a extremos.

 

Se você tem um problema com o vizinho, em primeiro lugar é importante conhecê-lo melhor. Comece um diálogo, apresente-se e converse sobre coisas do seu interesse. Algumas semanas mais tarde, é possível introduzir o problema que o está incomodando.

 

Faça isso de modo cordial, assumindo que talvez ele não saiba o que está passando. Além disso, pergunte-lhe como é possível resolver a questão e se isso não o satisfazer por completo, proponha a sua própria. Dessa forma é possível chegar a um bom termo e resolver a questão sem maiores estresses.

 

– Dívidas

 

Em tempos de crise econômica nem todas as pessoas conseguem fazer frente a dívidas que assumiram em outro cenário. Nesse caso, a melhor alternativa é buscar a pessoa a quem você deve e propor uma solução negociada.

 

Explique sua atual situação financeira e quais condições têm para pagar o débito. Acredite, muitas vezes é mais interessante para seu credor receber algo em menores prestações do que nada receber e cobrar a dívida judicialmente. São grandes as chances de uma conciliação.

 

– Trabalho

 

Conflitos no trabalho são inevitáveis, mas há formas de resolvê-lo antes que tomem maiores proporções. Em primeiro lugar você deve resolver as coisas logo – e não as deixar acumular até não aguentar mais e explodir.

 

Porém, antes de seguir acusando um colega de trabalho ou chefe, tente dialogar sobre a situação. Pergunte o porquê de determinada atitude e talvez você consiga ver as coisas sobre outro ângulo. A partir daí, trabalhe em conjunto para uma solução comum da questão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!