Dieta

Conheça o tremoço e saiba quais são os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 15/11/2015

Da mesma família da ervilha, do feijão, do grão-de-bico e da fava, tremoço é uma leguminosa menos popular, mas muito nutritiva. Considerado um superalimento, esse grão é benéfico para a saúde e faz bem para o coração.

 

Benefícios do tremoço para a saúde

Servido como petisco para acompanhar uma cervejinha no bar, o tremoço é um alimento que deveria fazer parte da alimentação regular. Ele contém pouco valor calórico e é constituído de mais de 60% de água.

tremoco-doutissima-istock-getty-images

Rico em fibras e proteínas, tremoço traz benefícios e causa sensação de saciedade. Foto: iStock, Getty Images

 

Rico em fibras e proteínas, esse grão ainda causa uma boa sensação de saciedade. É uma ótima fonte proteica para quem não come carnes. Além disso, contém gordura boa, similar a do azeite de oliva, que em moderação faz bem para o organismo e tem ação anti-inflamatória.

 

Uma xícara de tremoço contém entre 12 e 18% da quantidade de fibras recomendadas para a alimentação diária. Esses elementos agem diretamente no bom funcionamento do intestino, contribuindo também com o sistema circulatório e o coração.

 

O grão ainda contém elementos como zinco, manganês, ferro, cálcio e vitaminas como o ácido fólico. Combinados todos esses elementos benéficos do tremoço, seus efeitos no organismo são especialmente positivos para evitar problemas ou controlar o colesterol.

 

Os nutrientes e propriedades do tremoço combinadas fazem com que o organismo absorva menos colesterol ruim. Ao mesmo tempo, ele ajuda a trazer equilíbrio para os níveis de colesterol bom.

 

Um estudo conduzido pela Universidade de Milão apontou, além dos benefícios já citados e dos nutrientes contidos no grão, que sua baixa popularidade ainda mantém o tremoço longe da manipulação genética, não entrando na lista de alimentos transgênicos. Assim, ele é um ótimo substituto da soja para consumo em grãos ou mesmo em preparos alimentícios.

 

Como consumir os grãos

Apesar de ser cheio de nutrientes, a semente de tremoço ainda seca é extremamente tóxica e precisa passar por um processo simples para remover substâncias alcaloides que são prejudiciais.

 

Assim como o feijão, o tremoço necessita ficar de molho em água de um dia para o outro. Depois, precisa ser cozido por cerca de uma hora em panela de pressão. Em seguida, deve ficar novamente de molho por aproximadamente uma semana, trocando a água diariamente.

 

Quando as sementes já estiverem macias e perderem o amargor, elas devem ser colocadas em uma espécie de conserva (água com sal) e guardadas na geladeira. Outros temperos podem ser adicionados para incrementar o sabor, como alho, folhas de louro e grãos de pimenta.

 

Ao consumir, associe esses grãos a alimentos ricos em vitamina C, como folhas escuras. Esse elemento potencializa a absorção de ferro. Além disso, o grão já cozido, porém não temperado, pode servir para o preparo de massas, pães e biscoitos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!