Filhos

Paizão: aprenda a dividir os cuidados do bebê com ele

Por Redação Doutíssima 15/11/2015

Muitas mulheres reclamam que depois do nascimento do bebê ficam sobrecarregadas com as tarefas de cuidados. Por isso, uma boa ideia é pedir para o paizão ajudar nessa missão.

 

Acontece que é preciso saber como fazê-lo, já que uma recente pesquisa sugere que papais podem ter problemas de autoconfiança nos cuidados do pequeno – e indica que parte da culpa pode estar nas próprias mamães.

paizão istock getty images doutíssima

Pedir e permitir a ajuda do pai com os cuidados diários do bebê é essencial para o casal. Foto: iStock, Getty Images

 

Crítica ou incentivo?

Você passou nove meses carregando seu filho e depois que ele nasce passa quase todo dia (e noite) cuidando dele. Nesse cenário é natural pensar que sabe mais do que outros sobre praticamente tudo. E assim você acaba dando palpites sobre a forma diferente como os papais lidam com os recém-nascidos.

 

Mas fazendo isso muitas mães acabam afetando diretamente o modo como os pais se envolvem nos cuidados diários do pequeno. É o que indica um estudo publicado no Journal of Family Psychology.

 

De acordo com os pesquisadores, quando a mãe critica os esforços do parceiro muitas vezes ele é capaz de perder a confiança e até mesmo parar de cuidar do bebê. Em contrapartida, com elogios ao esforço dele a consequência é um papel mais ativo nesses cuidados.

 

Para chegar a essa conclusão foram entrevistados 97 casais casados ​​ou em união estável, a partir do terceiro trimestre de gestação. Foram perguntados aspectos sobre as crenças das mães e dos pais e o envolvimento de cada um deles com os cuidados infantis.

 

Quando os pequenos atingiram de 3 a 4 meses de idade, os pesquisadores visitaram as famílias. Eles então pediram para o casal trocar a roupa do bebê, e observaram a interação entre mãe e pai. As observações demonstraram que os papais que sabiam o que estavam fazendo ganhavam incentivos da parceira e que, ao contrário, aqueles menos confiantes eram constantemente criticados.

 

Como ajudá-lo a se tornar um paizão?

Se você acha que ele não sabe o que está fazendo quando cuida do bebê, é hora de ajudá-lo a aprender e incentivá-lo a passar mais tempo com a criança. Para isso, você pode seguir algumas dicas.

 

– Inclua-o na rotina diária

 

Dê a ele uma tarefa regular desde o início, como assumir o banho, a troca de fralda ou a hora de dormir. Com isso ele passará tempo de qualidade com o pequeno e, mais tarde, quando você estiver pronta para retomar sua rotina, não irá receber mensagens de texto a cada cinco minutos perguntando onde estão as fraldas.

 

– Ajude-o a encontrar o caminho certo

 

As mamães sabem que o aleitamento é uma forma eficaz de acalmar os pequenos, mas os papais não possuem essa ferramenta. Então é importante dar dicas para eles, como o que o bebê gosta, as posições favoritas para dormir, ou seja, todos os caminhos para acalmá-lo.

 

– Deixe-o em paz

 

Depois que ele assumiu seus deveres, deixe-o desfrutar momentos a sós com o bebê. Nada de picuinhas ou críticas, ainda que você se sinta mais capacitada. É preciso dar espaço para que ele descubra as coisas por conta própria.

 

– Considere-o parte da equipe

 

Antes de criticá-lo conte até 10. Lembre-se que os hormônios pós-parto são difíceis de controlar, mas que não é possível descontar tudo no papai. Tente oferecer dias úteis e sugestões atenciosas. Há novidades para ambos os parceiros e, por isso, é interessante encarar essa experiência como uma aprendizagem para o casal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre o papel do paizão? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!