Vitaminas

Sapoti: conheça os benefícios dessa fruta para a saúde

Por Redação Doutíssima 15/11/2015

Sapoti é uma fruta de climas subtropicais muito fácil de ser encontrada no Nordeste e em algumas outras regiões do Brasil. Quando está madura, a casca solta um pó fino, semelhante à areia. Nesse ponto, o alimento deve ser colhido e deixado em descanso por quatro ou cinco dias antes de ser consumido.

 

Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco, o Estado detém o título de maior produtor de sapoti no Brasil. Ainda pouco explorada pela indústria alimentícia, a fruta tem um grande potencial econômico e, aos poucos, observa-se um aumento das plantações no País.

Sapoti istock, getty images doutíssima

Doce e com um toque gelatinoso, o sapoti é uma fruta versátil que gosta de sol e calor. Foto: iStock, Getty Images

 

Conheça os benefícios do sapoti

Doce e com um toque gelatinoso, o sapoti é uma fruta versátil: pode ser consumida in natura ou usada em receitas como tortas, bolos e sobremesas. A árvore tem safra quase o ano todo, com boa produção nas estações com alta incidência de luminosidade natural, interrompendo sua oferta apenas nos meses de inverno.

 

O sapoti é rico em vitaminas A e C. A primeira é essencial para a saúde dos olhos e a segunda é indispensável para o combate ao envelhecimento precoce das células do organismo. As duas ainda agem em benefício do sistema imunológico, potencializando as defesas do corpo.

 

A vitamina C é um importante nutriente antioxidante que também está relacionado ao combate de células cancerígenas. Ou seja, a fruta oferece elementos que equilibram a saúde e previnem o aparecimento de doenças.

 

O sapoti vem de árvores frondosas e ainda traz consigo vitaminas do complexo B. Elas contribuem para o metabolismo e a absorção de nutrientes, facilitando o uso dessas substâncias pelos órgãos.

 

Como grande parte dos alimentos naturais, essa fruta é uma boa fonte de fibras. Essas substâncias são muito importantes para o funcionamento intestinal e evitam constipações e outros problemas do sistema digestivo.

 

Além dos benefícios já citados, o sapoti contém uma grande variedade de minerais. Ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio e sódio fazem parte da sua constituição e são importantes para diversas funções do organismo.

 

Cheia de nutrientes e benefícios, a fruta pode ser incluída na alimentação diária, mas com moderação. Apesar de contribuir com vários elementos que fazem bem para a saúde, ela é um tanto calórica. Estima-se o valor de 96 calorias para cada 100 g.

 

Aproveitamento do sapoti

A fruta tem sabor adocicado, mas não é a única parte aproveitável do pé de sapoti, o sapotizeiro. As sementes e a casca também são usados na preparação de chás para tratamento de alguns sintomas, como febre.

 

A planta também é aproveitada na indústria alimentícia e moveleira. A seiva gera um tipo de látex usado para a fabricação de goma de mascar. Já a madeira dessa árvore vira móveis e cabos de facas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!