Motivação

Cartão fidelidade: saiba como tirar proveito e evitar furadas

Por Redação Doutíssima 19/11/2015

O cartão fidelidade pode ser uma boa estratégia para conseguir descontos e vantagens, mas é preciso saber como usar essa ferramenta da maneira certa. Tudo começa por entender que benefícios reais são oferecidos e aquilo que não passa da sensação de que a compra valeu a pena.

cartão fidelidade-shutterstock-doutíssima

O segredo é saber definir quando vale a pena usar o cartão fidelidade. Foto: Shutterstock

Como funciona o cartão fidelidade

Várias marcas e serviços oferecem o cartão fidelidade. Para as empresas, ele garante que você vai dar preferência a elas e não ao concorrente. Para você, esse relacionamento fiel pode trazer alguns descontos, pontos, benefícios e outras vantagens.

Ricardo de Souza Leão, economista e professor na Universidade Feevale, explica que a modalidade permite que o titular acumule pontos e os utilize para compras de bens e serviços, passagens aéreas, pacotes turísticos, hotéis, restaurantes, equipamentos domésticos e até em contas de consumo como energia elétrica, telefone, água e gasolina.

Em geral, para ter um cartão fidelidade é preciso fazer um cadastro junto a empresa ou instituição conveniada e informar dados pessoais como renda, patrimônio e vínculos de trabalho existentes. Dependendo do tipo de serviço, a quantidade de informações que você precisa dar é maior ou menor.

Como evitar furadas com o cartão fidelidade

Alguns desses serviços de fidelidade são muito simples e apresentam vantagens sem pedir muito em troca. Um exemplo são os restaurantes que oferecem um almoço grátis para cada dez refeições pagas. Nesse caso, se você não for o montante de vezes estipulado pelo estabelecimento, não sofre nenhum tipo de ônus.

Mas nem todo cartão fidelidade funciona de forma tão simples. Ricardo instrui, para evitar furadas, observar as exigências necessárias para adquirir esse sistema de vantagens. Confira se há anuidade, os valores estipulados em gastos para poder ter acesso às vantagens e como funciona o sistema de pontos.

Outra dica para não cair em furadas é avaliar se o que o cartão oferece de vantagens é realmente vantajoso para você. Pontos e descontos para passagens aéreas, por exemplo, não representam um real benefícios se você não viaja e nem pretende viajar.

Também vale ter cuidado com os programas de fidelidade dos cartões de crédito, em que você acumula pontos que podem ser trocados por diversos serviços e produtos. Esse tipo de relacionamento fiel só é bom para você se a fatura for paga em dia sempre.

Por fim, não esqueça que a maioria de programas desse tipo têm um prazo de validade para a troca de pontos. Alguns ainda estipulam uma quantidade mínima de pontos acumulados para adquirir algum benefício. É bom avaliar se esses pré-requisitos condizem com o seu perfil de consumidor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!