Bem-Estar > Dia a Dia > Motivação

Odeia segunda-feira? Veja dicas para afastar a depressão

Por Redação Doutíssima 23/11/2015

Quando chega o fim do domingo, um pensamento surge em sua mente: “Não acredito que amanhã já é segunda-feira”. O mau humor volta, você acorda esperando a hora de dormir, passa a semana com a expectativa da sexta-feira ou daquele feriado. Espera ansiosamente pelas férias. Mas por quê? Talvez seja o momento de rever o modo como você trata a rotina.

 

Dia mais odiado da semana

Para Ludmilla Torres, partner da Sociedade Brasileira de Coaching, o fim do domingo geralmente traz aquela sensação de fim de felicidade. Segundo a profissional, isso acontece porque temos a percepção de que vai começar tudo de novo.

segunda-feira-doutissima-istock-getty-images

Pequenas ações e mudanças na forma de pensar ajudar a encarar a segunda-feira. Foto: iStock, Getty Images

 

“Fazer as mesmas coisas que já estamos cansados de fazer e que dá um trabalhão danado. E só de pensar nisso, há um gasto tão grande de energia que nos sentimos cansados e desanimados na véspera. Mas será que o problema está na segunda-feira ou na sua vida?”, indaga.

 

É possível mudar essa realidade e encarar este dia como uma oportunidade?

 

4 dicas para motivação na segunda-feira

De acordo com Ludmilla, são os objetivos pessoais e profissionais que podem deixar a segunda-feira mais atrativa. Confira abaixo quatro dicas para aumentar o seu rendimento em casa e no trabalho.

 

1. Deixe o dia mais desafiador

 

Segundo a partner, traçar pequenas metas pessoais e profissionais deixa o seu dia mais desafiador, com um propósito. Para ela, é preciso estimular a organização do tempo para cada tarefa, pensar em como fazer, ao invés de dizer que não pode realizar. Além disso, uma lista de prioridades pode ajudar.

 

2. Torne-o interessante

 

Ludmilla aconselha a aprender algo novo, anotar pensamentos e ideias e dividir o tempo. “Quanto mais focado você estiver, mais rápido terminará o que deve ser feito. Passar um período ajudando os outros todos os dias pode servir como motivação e fazer com que as suas tarefas não pareçam tão assustadoras”, pontua.

 

3. Inclua o prazer nas atividades

 

A profissional acredita que a segunda-feira pode ser mais prazerosa quando você inclui atividades do seu gosto na rotina. “Experimente sair com amigos, agradecer as pequenas coisas boas que acontecem todos os dias, realizar pequenas vontades, viver o momento presente, planejando-se para um grande futuro”, aconselha.

 

4. Trace metas para a semana

 

Outra ação possível, de acordo com Ludmilla, é traçar micro metas para cada dia da semana e entrar em ação. Isso pode elevar seu grau de esperança, o que é um processo cognitivo de natureza motivacional, segundo a partner. “Você também pode criar uma crença como por exemplo: é na segunda-feira que tenho as melhores ideias para realizar meus objetivos”, destaca.

 

Para a profissional, quando você muda a sua forma de pensar, você muda a sua realidade. “As ideias que você tem sobre o mundo, ditam como serão suas atitudes em todos os aspectos da sua vida. E ainda, se você definir objetivos desafiadores e relevantes e desenvolver estratégias específicas para alcançá-los, isso elevará sua motivação para o restante da semana”, afirma.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!