Dia a Dia > Motivação

Tenha paciência: guia ajuda a sobreviver a congestionamentos

Por Redação Doutíssima 24/11/2015

Trânsito parado é sinônimo de estresse para muita gente. Nas grandes cidades, evitar os congestionamentos diários é praticamente impossível e, por isso, é preciso saber lidar com a situação para não estragar o seu dia. A boa notícia é que, com algumas dicas em mente, você pode tornar as horas dentro do carro mais agradáveis.

 

Mas cuidado com os limites: você precisa adotar estratégias para não ficar irritado, contanto que elas não tirem sua concentração. No trânsito, é fundamental que o motorista esteja alerta constantemente, mesmo nos momentos em que o veículo está parado.

congestionamentos istock getty images doutíssima

Busque fazer atividades relaxantes durante o tempo em que o veículo está parado. Foto: iStock, Getty Images

 

Como lidar com congestionamentos

Quem enfrenta congestionamentos todos os dias, deve tentar relaxar enquanto está parado. Lembre-se de que a irritação não mudará a situação do trânsito, apenas fará mal para você. Para evitar o mau humor, uma boa dica é apostar em uma respiração pausada e lenta – que retoma o equilíbrio emocional.

 

Utilizar o tempo que você passa no trânsito para desenvolver outras atividades relaxantes também vale. Que tal aproveitar esses momentos para ouvir uma playlist de suas músicas favoritas? Dê preferência às canções que propiciam o relaxamento.

 

Outra opção é escutar os noticiários do rádio. Assim, é possível se manter atualizado com o que está acontecendo e ainda conferir dicas sobre a situação do trânsito e rotas alternativas. Prestar atenção às notícias é uma forma de evitar que você foque na irritação provocada pelos congestionamentos.

 

Você já deve ter percebido que o rádio é um dos melhores amigos de quem enfrenta o trânsito pesado. Uma alternativa é ouvir áudio livros ou CD’s com cursos de idiomas, por exemplo. O importante é encarar esse momento sem estresse, aproveitando para relaxar. Parece difícil, mas faça tentativas todos os dias, que logo vai tirar esse incômodo de letra.

 

Aproveite para incluir no carro alguns itens básicos: GPS, garrafa de água, papel higiênico e sua playlist favorita.

 

Por fim, tenha em mente: não adianta culpar o trânsito pelos seus problemas corriqueiros – isso só fará com que fique estressado. Quando você tiver um compromisso, organize sua agenda e antecipe a saída de casa. Assim, evitará atrasos devido aos congestionamentos que encontrar pelo caminho.

 

congestionamentos infográfico doutíssima

O que evitar no engarrafamento

Na hora de enfrentar o congestionamento, é fundamental ter em mente que concentração é um item que não pode faltar. Por isso, você deve evitar atividades que desviem sua atenção do que está acontecendo à volta. Mesmo que o carro esteja parado, é essencial se manter focado no trânsito para evitar acidentes.

 

É por isso que o uso do celular é proibido, inclusive no sinal vermelho e no engarrafamento. Além de estar sujeito a multas, já que o manuseio de telefones ao dirigir é considerado infração pelas leis de trânsito, você se coloca em uma situação de risco, pois sua atenção será desviada.

 

Deixe para responder às mensagens e ligações e atualizar as redes sociais em outro momento. O uso do celular somente é autorizado quando o carro está estacionado.

 

Seguindo a mesma lógica, evite atividades como ler, comer e se maquiar no carro, porque elas exigem concentração. Quando estiver dirigindo, é preciso ter responsabilidade. Deixe que sua atenção esteja totalmente voltada ao trânsito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!