Motivação

Como sair do vermelho: confira dicas para quitar dívidas

Por Redação Doutíssima 29/11/2015

Para quem está endividado, o final do ano pode ser um período conturbado financeiramente. Principalmente a partir de dezembro, quando as contas normalmente aumentam. Se você está enfrentando essa situação e não sabe como sair do vermelho, tenha em mente que organização deve ser uma prioridade no dia a dia.

 

Pela dificuldade de quitar as despesas, a maioria da população brasileira passa por esse problema financeiro. Em outubro de 2015, o índice de famílias com dívidas era de 62,1%, segundo dados de uma pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

como sair do vermelho istock getty images doutíssima

Organização é um item primordial para que uma pessoa possa quitar as dívidas. Foto: iStock, Getty Images

 

De acordo com o levantamento, o índice de famílias inadimplentes era 23,1% – contra os 17,8% registrados em outubro de 2014. Diante desse cenário, como sair do vermelho?

 

Como sair do vermelho

Organização é primordial para que uma pessoa possa quitar as dívidas. Para o coach financeiro Luiz Dias, o primeiro passo é envolver toda a família para a criação de um objetivo maior e a fim de que cada integrante faça sua parte. “É preciso identificar o porquê do endividamento. A partir disso, começa a se traçar uma meta”, recomenda.

 

Segundo ele, para colocar as contas em dia, é necessário identificar quanto a pessoa está devendo. Nessa hora, algumas perguntas podem ajudar: tenho como pagar isso? Tenho como envolver a família? Primeiro, encontre as respostas para esses questionamentos.


Depois, a dica do coach é ligar para os credores e negociar valores que possam ser pagos regularmente. “Quando você se compromete, tem que pagar para não piorar a situação futuramente, pois isso gera estresse e compromete ainda mais o endividamento”, ressalta.

 

Para Dias, o aumento do estresse emocional faz com que a pessoa não tenha forças para sair de uma situação conturbada – enquanto as dívidas continuam a crescer, gerando uma bola de neve.

 

Como evitar a contração de novas dívidas

Mais do que colocar as contas em dia, você precisa adotar medidas para refrear a obtenção de dívidas novas, que podem prejudicar seu orçamento. Nessa hora, o planejamento é indispensável.

 

Dias afirma que uma planilha de controle financeiro é a melhor alternativa. Por meio desse instrumento, é possível visualizar todos os gastos do mês – o que auxilia o endividado a reduzir a compra de itens dispensáveis.

 

O coach ressalta que todos os gastos necessários devem ser planejados, como as compras de mercado e os presentes de Natal que, segundo ele, podem ser lembrancinhas. “Em janeiro, começa a aparecer as contas de início de ano. É importante se planejar e não fazer compras emocionalmente”, salienta Dias.

 

Para não cometer esse erro, faça uma pergunta para você mesmo: eu preciso mesmo desse produto? Se a resposta for não, deixe para comprar em outro momento e priorize o pagamento das dívidas já contraídas.

 

Mas não pense que apenas as pessoas endividadas precisam de estratégias para sair do vermelho. Em um período de crise financeira no País, qualquer deslize na organização pode se tornar um problema. Por isso, a dica do coach é não gastar mais do que ganha.

 

Primeiro, identifique se você está gastando mais do que o salário permite. Assim, será possível reduzir as compras para sobrar um dinheiro mensal que, de acordo com Dias, pode ser investido em algo que traga rentabilidade.

 

Para o coach, outra alternativa é fazer dinheiro a partir das coisas que as pessoas têm em casa e não usam. “As mulheres que têm muitos sapatos que não utilizam, por exemplo, e podem fazer um brechó ou anunciar em site de vendas e compras. Há coisas que podem gerar renda”, sugere.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!