Filhos

Mesada contribui para a educação financeira dos filhos

Por Redação Doutíssima 06/12/2015

Muitos pais possuem dificuldade em lidar com a orientação financeira adequada para seus filhos. A mesada é uma forma de trazer para a realidade da criança um pouco de conhecimento sobre finanças.

 

Mesada ajuda no futuro financeiro

As crianças entram em contato com o dinheiro desde cedo de forma direta, quando ganham uma mesada, ou indireta, quando veem os pais comprando e vendendo coisas ou recebendo salário.

mesada

Quantia mensal de dinheiro para a criança deve ser usada como ferramenta de aprendizagem. Foto: iStock

Por se espelharem nas ações e costumes dos pais, esses adultos devem ser exemplo sempre. Por isso, a introdução do dinheiro na rotina da criança é importante. Assim que for percebido que os adultos sabem administrar seus gastos, uma estrutura financeira saudável é apresentada à criança.

Segundo Bernadette Vilhena, educadora em Desenvolvimento Humano e Financeiro, a quantia mensal deve ser uma ferramenta de aprendizagem financeira e não deve ser usada como objeto de troca. Perde-se todo o sentido quando quando é vinculada ao desempenho na escola, como punição a comportamentos ruins ou recompensa por atos de cidadania.

Introduzir um valor determinado de dinheiro por mês dá possibilidades para a criança. Desde pequena, ela terá que fazer escolhas, mesmo que pequenas. Optar por guardar o dinheiro para comprar um brinquedo ou comprar lanche na escola, por exemplo.

Bernadette recomenda que se estabeleça um dia certo para dar o dinheiro para a criança. O ideal é que comece dando semanada – uma “mesada semanal”, pois a criança ainda não domina a noção de tempo. Aos poucos, conforme for entendido o conceito de dinheiro e tempo, pode se tornar uma quantia mensal.

Quando é introduzida uma periodicidade, é possível que se desenvolvam os primeiros passos para um planejamento financeiro. Paciência e controle são características que a criança vai ter que começar a lidar em relação ao seu próprio dinheiro.

Os pais podem também dar um cofrinho para a criança. Assim, fica mais fácil para ela o conhecimento sobre economizar. Determinar metas para aquele cofre ajuda a entender que poupando é mais fácil concretizar algo grande.

Quanto deve ser uma mesada

Decidir o valor a ser dado cabe a cada família. Tudo depende do destino da dinheiro, o perfil da criança e sua maturidade. A educadora financeira ainda alerta que o importante é saber que com a mesada – mesmo sendo valores pequenos -, a aprendizagem de educação financeira é desenvolvida e no futuro ela saberá lidar com valores maiores.

Não se deve dar para a criança mais do que ela pode gastar. Caso essa criança compre lanche na escola, procure se informar do preço dos alimentos do estabelecimento.

A sensação de “independência financeira” que a criança possui ao ganhar mesada ajuda de diversas formas. Princípios de limite, responsabilidade e planejamento são apresentados. Ao mesmo tempo, ela aprende a desenvolver habilidades de consumidor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!