Gestante

Baby brain: entenda como a gravidez interfere no raciocínio

Por Redação Doutíssima 10/12/2015

Pesquisadores tem buscado comprovar se o baby brain, termo usado para descrever a ideia de que gravidez ou maternidade podem prejudicar a memória e a capacidade de pensar feminina, é um fenômeno real ou apenas um mito. Poucos sabem, mas é muito comum que as grávidas tenham lapsos de memória durante a gestação.

baby-brain-Fortissima-iStock-Getty-Images

Pesquisas mostram que grávidas de meninas são, em média, mais esquecidas. Foto: iStock, Getty Images

Grávidas sofrem perda de memória de curto prazo

Aquelas que sofrem do chamado baby brain podem esquecer compromissos, onde deixaram sua bolsa, se desligaram o fogão e, acredite, até mesmo o número do seu próprio telefone. Um fato interessante, cujas razões ainda não foram esclarecidas, é que algumas pesquisas têm mostrado que grávidas de meninas são, em média, mais esquecidas do que aquelas que estão esperando meninos.

Os pesquisadores começaram a estudar essa teoria porque mulheres relatam mudanças cognitivas, particularmente esquecimento, durante a gestação e logo após o nascimento do bebê. Os estudos buscam examinar qual a relação entre a gravidez ou as primeiras fases da maternidade e as mudanças na capacidade para pensar do sexo feminino.

Alguns desses levantamentos têm mostrado que a gestação realmente prejudica a memória de uma mulher no período gestacional, e que isso ocorre possivelmente devido a alterações hormonais, privação do sono ou estresse de lidar com uma grande mudança de vida. Pesquisadores da Universidade de Londres, por exemplo, descobriram que grávidas apresentam aumento de atividade na área do cérebro relacionada com habilidades emocionais.

Além disso, uma pesquisa publicada na revista Current Directions in Psychological Science sugere que os cérebros femininos mudam durante a gestação. Segundo os estudiosos, nesse período e logo após o nascimento elas tornam-se mais concentradas nas necessidades de seu recém-nascido, e como resultado tornam-se menos focadas em suas próprias coisas – podendo esquecer onde estão as chaves do carro, por exemplo.

De acordo com especialistas da Universidade Chapman, essas mudanças efetivamente acontecem e podem ser provocadas por significativas flutuações nos hormônios femininos, bem como nos minúsculos movimentos do feto dentro do útero.

O que fazer para evitar o baby brain?

Muitos estudos apontam que esse fenômeno realmente acontece, então é necessário trabalhar ao máximo para lidar com ele. Primeiro de tudo, é importante aceitar que são completamente normais alguns lapsos de memória durante a gravidez. Trata-se de uma condição temporária e que com o passar do tempo desaparecerá – ou seja, tudo voltará ao normal.

Algumas dicas podem ajudar a não tornar o baby brain um grande problema em sua vida. Veja algumas delas:

– Respiração profunda

Tente não ser dura consigo mesma. O estresse só vai ofuscar a sua memória ainda mais.

– Anote tudo

Se você precisa se ​​lembrar de alguma coisa, anote em um lugar óbvio. Você também pode deixar um bloco e uma caneta em sua bolsa ou no carro.

– Reorganize sua vida

Reduza o número de coisas que você precisa lembrar. Além disso, delegar algumas atividades do seu dia a dia para outras pessoas pode ser uma boa ideia nesse momento – pagar contas ou fazer o supermercado, por exemplo.

– Tenha senso de humor

Dê uma boa risada sobre essa fase e incentive seu parceiro a fazer o mesmo. Quem se importa se você deixou as chaves do carro na geladeira?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!