Motivação

Dia de cão: dicas ajudam a desestressar e a manter a calma

Por Redação Doutíssima 10/12/2015

Todos já tivemos um dia de cão que envolve uma cascata de coisas erradas acontecendo ao mesmo tempo – carro quebrado, mudança absurda no trabalho, óculos esquecidos, ingrediente essencial faltando no jantar etc. É preciso ter calma, já que existem maneiras que comprovadamente ajudam a obter alívio do estresse nesses dias.

Perigos do estresse

Você geralmente não nota que está estressado até que em um dia de cão ele vem à tona e torna tudo um grande aborrecimento. Antes de vê-lo como um episódio isolado é preciso verificar como andam seus níveis de estresse regulares. Isso mesmo, se você já está extenuado, qualquer evento é capaz de desencadear sintomas ainda mais intensos.

dia de cão istock getty images doutíssima

Se você está estressado, qualquer fato ruim desencadeia sintomas ainda mais intensos. Foto: iStock, Getty Images

Quase ninguém percebe e, apesar de ser uma resposta natural do corpo, viver estressado pode ser perigoso. A ativação de longo prazo do sistema de resposta ao estresse – e a sobre-exposição subsequente ao cortisol e a outros hormônios ligados ao esgotamento – muitas vezes perturba quase todos os processos do seu organismo.

Isso coloca você em maior risco de inúmeros problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão, problemas digestivos, doença cardíaca, dificuldades de sono, ganho de peso e comprometimento de memória e concentração. É muito importante aprender maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse em sua vida.

Guia para um dia de cão

Se você está tendo um dia daqueles, algumas dicas podem ajudar a relaxar e melhorar o humor. Confira.

– Bebida quente

Se tudo deu errado durante o dia, vale a pena chegar em casa e tomar uma bela xícara de chá quente. Um estudo feito pelas Universidades de Yale e do Colorado descobriu que bebidas quentes promovem sentimentos calorosos.

– Natureza

É tentador ficar escondido dentro de casa quando você está se sentindo para baixo. Acontece que muitos estudos mostram que sair e ficar em contato com a natureza é capaz de melhorar o humor.

– Criatividade

Você ama pintar, escrever ou cozinhar? Canalize sua energia negativa em um processo criativo. Você vai se sentir melhor e logo esquecerá os motivos pelos quais seu dia foi terrível.

– Banho quente

Um estudo publicado no International Journal of Stress Management revela que ansiedade e depressão diminuem quase um quarto depois de um banho quente.

– Respire fundo

Há uma razão para as pessoas indicarem respirar profundamente quando querem que você relaxe. A respiração profunda acalma o corpo e reduz a produção de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

– Abrace

Um abraço nos faz sentir melhor e a ciência confirma. Tocar outra pessoa provoca um pico de oxitocina, o hormônio do amor, e diminui o cortisol, o do estresse – mesmo que seja apenas um aperto de mão amigável. É a conclusão de um estudo publicado na revista Psychological Science.

– Exercite-se

Apenas cinco minutos de exercício provoca a liberação de endorfinas, um hormônio capaz de impulsionar seu humor por até 12 horas. E segundo um estudo da Universidade de Princeton, ele ajuda muito em casos de ansiedade.

– Abandone maus hábitos

Todos temos maus hábitos que devemos abandonar – fumar, não ter tempo para si de forma suficiente, entre outros. Da próxima vez que você estiver de mau humor, tente parar apenas naquele dia. Um estudo da Universidade de Brown descobriu que quebrar um mau hábito temporariamente faz você se sentir mais feliz.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!