Motivação

Veja dicas e truques na hora de aprender um idioma estrangeiro

Por Redação Doutíssima 10/12/2015

Falar um segundo (e até um terceiro) idioma é indispensável para se dar bem no mercado de trabalho atual. Ser poliglota ainda facilita o contato com pessoas ao redor do mundo e faz qualquer viagem muito mais tranquila em termos de comunicação.

 

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Data Popular a pedido do British Council, 5,1% da população brasileira maior de 16 anos afirma ter algum conhecimento da língua inglesa. Desse grupo, apenas 16% têm nível avançado.

idioma-doutissima-istock-getty-images

Ter um segundo idioma é indispensável para se comunicar com outras culturas. Foto: iStock, Getty Images

Truques para aprender outro idioma

Dedicação, estudo e prática são indispensáveis para aprender outro idioma. Mas algumas dicas melhoram o desempenho e fazem você aprender muito mais rápido.

1. Intensidade

Estudar um novo idioma uma hora por dia ao longo de uma semana é mais eficiente do que duas ou três horas por semana em um mês. E é por isso que se você tinha aulas na escola provavelmente não conseguiu desenvolver habilidades em uma segunda língua.

Quem faz curso de idiomas deve complementar o conteúdo em casa e praticar todos os dias, já que a repetição contribui muito com esse tipo de aprendizado.

2. Você vai errar

É verdade, você vai cometer muitos e muitos erros enquanto estiver aprendendo outro idioma. Aproveite essas situações para melhorar sempre e aprender a forma correta de falar as palavras ou construir as frases. Não deixe de tentar com receio de dizer errado, isso vai acontecer em algum momento.

3. Tenha sempre um dicionário em mãos

Isso não quer dizer que você precisa ter um pequeno livro sempre no bolso. A tecnologia oferece diversos aplicativos com explicações e até lições sobre o aprendizado de novos idiomas.

Sempre que você tiver uma dúvida, busque a resposta assim que possível e tente memorizá-la.

4. Leia livros infantis

Livros para crianças geralmente possuem uma linguagem fácil e acessível e são ótimos para quem está começando a entender um novo idioma. Busque esse tipo de literatura na língua que você está aprendendo.

5. Traga a língua para seu dia a dia

Um truque que ajuda muito a se familiarizar e ter segurança para falar outro idioma é mentalizar frases de ações cotidianas na sua cabeça. Como se estivesse falando com um amigo imaginário, tente fazer comentários mentais sobre as pessoas ao seu redor ou mesmo narrar o que está fazendo. Tudo na outra língua.

6. Pratique

Pratique o novo idioma com os colegas de classe, com amigos estrangeiros ou com conhecidos que já falam bem o idioma. A prática constante é muito importante para a fixação do aprendizado.

Falar outros idiomas desenvolve o cérebro

Uma pesquisa realizada no centro de treinamento de intérpretes do exército da Suécia revelou um benefício importante sobre o aprendizado de novas línguas. Ao examinar o cérebro dos estudantes, foi percebido que ao final do curso seu tamanho havia aumentado.

Outra pesquisa ainda descobriu que o Alzheimer tem desenvolvimento tardio em pessoas bilíngues ou que falam diversos idiomas. Os dois resultados provam que o aprendizado de outras línguas mantém o cérebro ativo e saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!