Receitas

Ceia infantil: prepare um cardápio especial para os pequenos

Por Redação Fortíssima 11/12/2015

A noite de Natal é sempre recheada de pratos diferentes que nem sempre agradam o paladar dos pequenos. Por isso uma boa ideia é preparar uma ceia infantil, com receitas divertidas e simples capazes de tornar esse evento o favorito das crianças também em termos gastronômicos.

Planejar com antecedência pode garantir que todos desfrutem desse momento, além de tornar a noite menos estressante para você.

ceia infantil istock getty images

Rreceitas divertidas e simples tornam esse evento o favorito das crianças. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar uma ceia infantil

Primeiro de tudo, procure organizar uma mesa exclusiva para os pequenos usando uma decoração especial. Isso pode ser o início para sua ceia infantil porque muitas vezes o clima é mais importante do que a comida que é servida. Segundo um estudo da Oxford University, alterar música, talheres, louças e iluminação é capaz de ter um impacto profundo nos sabores de Natal.

Quando os planos envolvem passar essa noite na casa de amigos ou familiares, pergunte ao anfitrião qual será o menu para se preparar adequadamente caso necessário. Caso ache que seu filho não irá se empolgar com o que será servido, não há mal algum em levar uma embalagem com uma refeição já pronta para ele.

Não empilhe o prato da criança com diferentes comidas. Essa é uma tentação principalmente em uma refeição de Natal, já que nessas ocasiões é normal ter mais opções do que no dia a dia. Ao invés disso, selecione alimentos que você sabe que ela irá gostar e dê alternativas para que ela própria possa escolher.

Lembre-se que as crianças gostam do sentimento de estar no controle da situação – e na hora da refeição não é diferente. Possibilitando ao pequeno escolher o prato, são maiores as chances de que ele coma sem criar maiores problemas.

Além disso, é possível estimular seu filho com algo novo e divertido para essa noite tão especial. Poucos sabem, mas é bastante fácil fazer pratos personalizados com tema natalino.

Como montar o cardápio para as crianças

A primeira coisa a fazer é selecionar pratos que possam ser desenvolvidos facilmente. Procure trabalhar com duas opções, mas tudo depende do gosto da criança e do tempo que você tiver disponível. Conheça algumas receitas capazes de deixar a ceia infantil bastante divertida nesse Natal:

  • Purê de bonecos de neve

O purê de batatas nunca será tão divertido! Você pode dar uma cara natalina a esse prato ao fazer uma receita mais consistente. Forme duas bolas, uma maior que a outra. Basta sobrepô-las e enfeitar a de cima com um pedacinho de cenoura e sementes para formar um rostinho de boneco de neve.

  • Papai Noel de morangos

Um pouco de chantilly e alguns morangos maduros já bastam para você ter uma excelente sobremesa para o Natal. Para fazê-la, corte delicadamente o lado inferior de cada morango, e então reserve. Coloque um pouco de chantilly no lugar cortado, e depois recoloque a pontinha que havia sido retirada. Para finalizar, adicione uma pequena porção do creme na ponta.

  • Sanduíche de Natal

É possível fazer uma versão divertida para a criançada. Faça os sanduíches normalmente com os ingredientes que elas gostam, e então corte-os em formato de árvore de Natal com um cortador de biscoitos. Você ainda pode decorar o prato com alface, cenoura e outros itens para compor uma imagem natalina.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!