Motivação

Tire proveito da planilha de metas para organizar a sua vida

Por Redação Fortíssima 11/12/2015

Vida cheia de prazos não cumpridos? Compras esquecidas e compromissos adiados? Parece que você precisa se organizar. Para isso é possível tirar vantagem de uma planilha de metas. Esse instrumento é capaz de permitir que você retome o controle de tempo, pertences, projetos e dinheiro.

planilha de metas istock getty images doutíssima

Planilha de metas é capaz de permitir que você retome o controle de tempo. Foto: iStock, Getty Images

Importância das metas

Para transformar objetivos em realidade, muitas vezes o desejo não basta: é preciso um pouco de organização. Normalmente é o que fazem atletas de alto nível e pessoas empreendedoras bem-sucedidas.

Pois com alguns aplicativos de celular ou programas de computador, é possível criar planilhas para manter sua vida em ordem e chegar mais perto de concretizar seus sonhos.

Estabelecer metas dá uma visão de longo prazo, mas a motivação é imediata. Você se empenha bastante em pesquisar e acaba organizando tempo e recursos para alcançar objetivos sem tanto sacrifício – e com isso consegue tirar o máximo proveito de sua vida desde já.

Definindo-as claramente, é possível medir avanços e se gratificar na medida em que eles vão sendo atingidos. Você será capaz de visualizar o progresso até mesmo em itens pequenos. Com o tempo isso irá aumentar a autoconfiança que você tem quanto à capacidade e ao trabalho, sendo que o sucesso total será apenas questão de tempo.

Pesquisadores da Harvard Business School estudaram qual o fator de sucesso ou fracasso em pessoas com semelhantes origens e padrões educacionais. Esse levantamento revelou que dentro de um determinado grupo de pessoas, apenas 3% podem ser consideradas bem-sucedidas, 30% moderadamente bem-sucedidas e 67% normais.

Segundo os estudiosos, o que diferenciou esse grupo dos bem-sucedidos para os demais é que eles planejaram objetivos específicos. Por outro lado, a classe dos moderadamente bem-sucedidos tinham ideias gerais sobre o que desejavam atingir, mas em momento algum formalizaram metas. Quanto aos demais, não traçaram planos e simplesmente “viram o mundo passar”.

Em outras palavras, o segredo do sucesso está em planejar-se e desenvolver hábitos e estratégias de apoio. Definir metas específicas e claras, e esforçar-se ao máximo para atingi-las.

Como criar uma planilha de metas

Para criar sua planilha de metas é possível usar aplicativos de celular ou programas de computador que permitam criar tabelas. Antes de começar, é preciso definir uma visão geral do que pretende da vida e identificar objetivos de grande escala necessários para tornar essa pretensão em realidade.

Depois, é preciso dividir esses padrões de grande escala em alvos menores. Esse é o caminho que você irá seguir para alcançar o sucesso. Estabelecer prazos para cumprir esses alvos menores é importante – eles podem ser anuais, semestrais ou progressivos mês a mês. Apenas quando superados os alvos menores deve-se passar ao seguinte.

Para melhor visualizar, pense que em uma fase inicial seus alvos menores podem ser a leitura de livros ou informações sobre os objetivos maiores. Esse conhecimento é uma condição para que você atinja esses últimos, e também proporcionará que você consiga elaborar todas as metas de forma consciente e dentro da realidade. Depois, basta colocar tudo isso em prática e começar a trabalhar para atingir os objetivos.

Vale dizer que essa técnica não é aplicável apenas para negócios ou finanças. Você pode usá-la para organizar melhor seu tempo e para a arrumação da casa, por exemplo. Além disso, não esqueça de sempre tirar um tempo e curtir quando atingir um objetivo. Esse sentimento de desfrute é capaz de ser o estímulo necessário para dar o próximo passo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!