Qualidade de vida

Belo Horizonte é considerada referência em sustentabilidade

Por Redação Fortíssima 12/12/2015

No dia 12 de dezembro comemora-se o aniversário de Belo Horizonte, que completa 118 anos em 2015. Além de reunir riquezas históricas e atividades para curtir o dia a dia, a capital de Minas Gerais é referência nacional em sustentabilidade. Com tantas coisas para explorar na cidade, que tal saber um pouco mais sobre ela?

belo horizonte istock getty images doutíssima

Belo Horizonte completa 118 anos e oferece diversas atrações para os visitantes. Foto: iStock, Getty Images

Belo Horizonte em prol da sustentabilidade

Uma das grandes conquistas da capital mineira é ser considerada referência em sustentabilidade em um cenário mundial. Em 2015, Belo Horizonte foi eleita como a Capital Nacional da Hora do Planeta pela World Wide Fund for Nature (WWF) pelo segundo ano consecutivo.

A cidade foi destacada pelas ações em prol da sustentabilidade e voltadas às mudanças climáticas. Entre as medidas adotadas ficam em evidência a modernização do transporte público, a presença de uma usina de biogás e o desenvolvimento da energia solar térmica.

Opções para curtir Belo Horizonte

Saiba o que fazer na capital mineira:

Vida noturna

Se você gosta de curtir a vida notura, Belo Horizonte não decepciona. Não é à toa que ela foi declarada como a capital mundial dos botecos, afinal, a cidade é repleta de bares que garantem a diversão de moradores e turistas. Na capital, você pode conhecer diferentes estabelecimentos, apreciar a comida de boteco e uma boa companhia.

Gastronomia

É fã da gastronomia? Então, aproveite para visitar Belo Horizonte para apreciar os pratos típicos mineiros. O grande destaque vai para o feijão tropeiro e o pão de queijo, receitas tradicionais da região. O queijo produzido em Minas Gerais até se tornou patrimônio cultural brasileiro e imaterial do Estado.

Há comida para todos os gostos: além de apreciar pratos típicos e receitas de boteco, você pode conferir a alta gastronomia, já que BH é repleta de restaurantes especializados em culinária internacional.

Arquitetura

Construída entre 1894 e 1897, a capital foi a primeira cidade do Brasil moderno planejada. Entre as construções, as obras de Oscar Niemeyer são grandes referências.

Os traços modernistas do arquiteto podem ser observados em diferentes pontos da cidade. Aproveite para conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o famoso Edifício Niemeyer e o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, todos projetados por Oscar.

Belo Horizonte agrega o verde dos parques e das montanhas às inúmeras construções clássicas e edifícios. Não deixe de visitar a Praça da Liberdade, o Mercado Central, a Praça da Estação e o Centro de Cultura.

Rua do Amendoim

Mesmo não se tratando de obra arquitetônica, aproveite para dar uma olhada na famosa Rua do Amendoim. O nome, na verdade, é Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, onde os carros desligados parecem subir a ladeira, ao invés de descer. Trata-se de uma ilusão de óptica – uma das curiosidades inerentes à Belo Horizonte.

Clube da Esquina

Belo Horizonte também é berço de um movimento brasileiro que ganhou destaque. O Clube da Esquina, criado na década de 60 a partir da amizade de Milton Nascimento e dos irmãos Borges, reunia músicos na cidade, onde faziam música com elementos de diferentes estilos, como jazz e rock. O resultado? Os artistas viraram referência na MPB.

Futebol

A capital também é uma ótima opção para quem gosta de futebol. O clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético-MG divide as pessoas, mas há também quem torça para o América-MG, que joga na série B do Campeonato Brasileiro.

Dizem que BH é um ovo, pelo fato de os conhecidos se cruzarem constantemente nos locais. Mas a diversidade de atrações que a cidade oferece prova o contrário: há muito o que explorar na capital mineira. Agora, que tal planejar a próxima viagem?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!