Motivação

Bitcoin: conheça essa e outras moedas do mundo digital

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Já pensou em comprar alguma coisa sem dinheiro? Bom, pelo menos não físico. É isso que propõe o bitcoin, primeiro exemplo de uma categoria crescente de dinheiro conhecida como criptomoeda.

Ele funciona da mesma forma que dinheiro de papel com algumas diferenças fundamentais. Embora existam formas físicas dessa moeda virtual, sua forma primária são dados para que você possa trocá-lo online.

bitcoin-doutissima-istock-getty-images

Bitcoin é uma forma de moeda digital, criada e realizada por via eletrônica. Foto: iStock, Getty Images

O que você precisa saber sobre o bitcoin

Bitcoin é uma forma de moeda digital, criada e realizada por via eletrônica. Ninguém a controla e não são impressas, como dólares ou reais. Em sua essência, é um protocolo de criptografia que cria peças únicas de propriedade digital que podem ser transferidas de uma pessoa para outra. Esse protocolo também torna impossível usar duas vezes a mesma moeda.

Ela possui raízes populistas, fazendo sua estreia no início de 2009, quando a crise financeira mundial ainda estava no auge. A ideia era tomar o poder das mãos de banqueiros e governos que geralmente controlam o fluxo de moeda. Para isso, um desenvolvedor de software conhecido pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto criou um sistema de pagamento eletrônico com base em prova matemática.

Essa moeda digital procura ser independente de qualquer autoridade central, transferível eletronicamente e, mais ou menos, instantaneamente. As taxas de transação são muito baixas. E o melhor de tudo é que o funcionamento é bastante simples.

Você precisará instalar um aplicativo em seu telefone ou computador e, na sequência, comprar bitcoins a partir de uma troca. Com essa moeda na “carteira”, é possível usá-la para comprar qualquer coisa que a aceite. Quer alguns exemplos?

É possível pagar as mensalidades da Universidade The King’s College, em Nova York, com bitcoins. Se você está visitando a Holanda, pode conhecer a Bitcoin Boulevard, em Haia, que oferece uma característica única: a maioria dos comerciantes que estão localizados nessa área aceitam a moeda digital.

Outras formas de dinheiro virtual

As moedas inspiradas nesse sistema são chamadas coletivamente de altcoins. São fáceis de usar, mas envolvem maior risco em termos de liquidez, aceitação e retenção de valor.

A segunda maior criptomoeda do mundo é a litecoin. Foi lançada em 2011 por seu criador Charlie Lee, ex-engenheiro do Google. Ela é baseada em uma rede de pagamento global de código aberto, não sendo controlada por qualquer autoridade central.

Há também a darkcoin, uma versão um pouco mais secreta do que a pioneira das moedas digitais. Embora os bitcoins sejam anônimos se comparados ao dinheiro tradicional, é mantido um registro de transações já realizadas capazes de revelar muitas informações. Isso não acontece com a darkcoin porque ela funciona em uma rede descentralizada. Foi lançada em janeiro de 2014.

Já a primecoin é um altcoin com uma diferença. Desenvolvida por Sunny King, ela é baseada em um sistema diferente do usualmente utilizado pela maioria das criptomoedas. Com esse modo de operação um pouco distinto dos demais, promete maior segurança e velocidade nas transações – segundo seu criador, é possível fechar negócio até 10 vezes mais rápido do que com as bitcoins.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!